Preso na Faroeste, genro de desembargadora é investigado por outro grande caso de grilagem

satélite
22.11.2019, 05:15:00

Preso na Faroeste, genro de desembargadora é investigado por outro grande caso de grilagem

Por Jairo Costa Júnior

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Um dos quatro presos pela Operação Faroeste, deflagrada na última terça para investigar venda de sentenças em disputas judiciais pela posse de terras no Oeste baiano, o advogado Márcio Duarte Miranda, genro da desembargadora afastada Maria do Socorro Barreto Santiago, é suspeito de repetir o mesmo esquema de grilagem em outra grande área de Formosa do Rio Preto. Na decisão em que autoriza o cerco aos alvos da Faroeste, o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirma que Miranda e outros investigados, “não satisfeitos com o esquema na região do Coaceral, integram organização criminosa que molda, atualmente, idêntica investida na região de Estrondo”. 

Olho grande
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a área em Estrondo ultrapassa os 400 mil hectares, dimensão maior que os 360 mil hectares de Coaceral, cuja posse foi dada ao ex-borracheiro José Valter Dias, supostamente em conluio entre o falso cônsul Adailton Maturino e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ). 

Bem-casado
Nos bastidores do mercado publicitário baiano, é dada como certa a presença da agência Rocha Comunicação na lista dos quatro vencedores da nova licitação para gerir a milionária conta do governo do estado, cujo resultado deve ser publicado hoje no Diário Oficial. A empresa pertence à publicitária Vera Rocha, esposa do secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster. Fontes do setor informaram à Satélite que, para dar parte do bolo à Rocha, a agência Objectiva perdeu a fatia que detinha na Secretaria de Comunicação Social do Estado desde 2014. As outras três vencedoras são a Leiaute, Engenho Novo e Tempo Propaganda.  

Recuo de Leão
Seis dias após a coluna divulgar a nomeação de uma sobrinha da esposa do vice-governador João Leão (PP) para o posto de vogal na Junta Comercial da Bahia (Juceb), a publicitária Sabrina Serva Vazquez perdeu a vaga. Governador em exercício, o próprio Leão, que havia emplacado a parente como representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico  na Juceb, tornou ontem sem efeito a nomeação assinada por ele, em claro desacordo com a lei que veda nepotismo em órgãos sob administração direta ou indireta do estado. 

Saída e retorno
Afastado anteontem do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pelo Supremo, o ex-ministro Mário Negromonte cogita se aposentar em um futuro próximo. Aos 69 anos, Negromonte já estaria apto a apresentar o pedido. Aliados do ex-ministro afirmam que a ideia dele é, uma vez absolvido pelo Supremo na ação penal a que responde por corrupção passiva, retornar à atividade política e partidária. 

Via dupla
Com a eventual aposentadoria de Mário Negromonte, a hipótese mais provável é que o governador Rui Costa (PT) indique um deputado federal para substituí-lo no TCM.   Líderes da base aliada ao Palácio de Ondina apostam em dois nomes como favoritos para assumir o lugar: Sergio Brito (PSD) e Nelson Pelegrino (PT). 

Um deputado destruiu uma charge que denunciava o genocídio do povo negro. Ele é coronel  e não gostou da charge. Não vamos compartilhar a charge em respeito a ele, combinado?
Joseildo Ramos, deputado federal pelo PT da Bahia, ao usar a ironia para pedir a seguidores no Twitter que viralizem a obra destruída anteontem por Coronel Tadeu (PSL-SP), em uma exposição na Câmara pelo Dia da Consciência Negra

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais