Preso na Faroeste, genro de desembargadora é investigado por outro grande caso de grilagem

Por Jairo Costa Júnior

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 22 de novembro de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um dos quatro presos pela Operação Faroeste, deflagrada na última terça para investigar venda de sentenças em disputas judiciais pela posse de terras no Oeste baiano, o advogado Márcio Duarte Miranda, genro da desembargadora afastada Maria do Socorro Barreto Santiago, é suspeito de repetir o mesmo esquema de grilagem em outra grande área de Formosa do Rio Preto. Na decisão em que autoriza o cerco aos alvos da Faroeste, o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirma que Miranda e outros investigados, “não satisfeitos com o esquema na região do Coaceral, integram organização criminosa que molda, atualmente, idêntica investida na região de Estrondo”. 

Olho grande Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a área em Estrondo ultrapassa os 400 mil hectares, dimensão maior que os 360 mil hectares de Coaceral, cuja posse foi dada ao ex-borracheiro José Valter Dias, supostamente em conluio entre o falso cônsul Adailton Maturino e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ). 

Bem-casado Nos bastidores do mercado publicitário baiano, é dada como certa a presença da agência Rocha Comunicação na lista dos quatro vencedores da nova licitação para gerir a milionária conta do governo do estado, cujo resultado deve ser publicado hoje no Diário Oficial. A empresa pertence à publicitária Vera Rocha, esposa do secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster. Fontes do setor informaram à Satélite que, para dar parte do bolo à Rocha, a agência Objectiva perdeu a fatia que detinha na Secretaria de Comunicação Social do Estado desde 2014. As outras três vencedoras são a Leiaute, Engenho Novo e Tempo Propaganda.  

Recuo de Leão Seis dias após a coluna divulgar a nomeação de uma sobrinha da esposa do vice-governador João Leão (PP) para o posto de vogal na Junta Comercial da Bahia (Juceb), a publicitária Sabrina Serva Vazquez perdeu a vaga. Governador em exercício, o próprio Leão, que havia emplacado a parente como representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico  na Juceb, tornou ontem sem efeito a nomeação assinada por ele, em claro desacordo com a lei que veda nepotismo em órgãos sob administração direta ou indireta do estado. 

Saída e retorno Afastado anteontem do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pelo Supremo, o ex-ministro Mário Negromonte cogita se aposentar em um futuro próximo. Aos 69 anos, Negromonte já estaria apto a apresentar o pedido. Aliados do ex-ministro afirmam que a ideia dele é, uma vez absolvido pelo Supremo na ação penal a que responde por corrupção passiva, retornar à atividade política e partidária. 

Via dupla Com a eventual aposentadoria de Mário Negromonte, a hipótese mais provável é que o governador Rui Costa (PT) indique um deputado federal para substituí-lo no TCM.   Líderes da base aliada ao Palácio de Ondina apostam em dois nomes como favoritos para assumir o lugar: Sergio Brito (PSD) e Nelson Pelegrino (PT). Um deputado destruiu uma charge que denunciava o genocídio do povo negro. Ele é coronel  e não gostou da charge. Não vamos compartilhar a charge em respeito a ele, combinado? Joseildo Ramos, deputado federal pelo PT da Bahia, ao usar a ironia para pedir a seguidores no Twitter que viralizem a obra destruída anteontem por Coronel Tadeu (PSL-SP), em uma exposição na Câmara pelo Dia da Consciência Negra