PRF apreende carga de celulares e eletrônicos avaliada em R$ 150 mil na Bahia

bahia
17.06.2021, 11:35:00
Atualizado: 17.06.2021, 11:35:13
(Foto: Divulgação/PRF)

PRF apreende carga de celulares e eletrônicos avaliada em R$ 150 mil na Bahia

Mercadoria era transportada sem nota fiscal em ônibus que vinha de São Paulo e tinha como destino Teresina, no Piauí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na região oeste da Bahia, na manhã dessa quinta-feira (17), celulares, relógios, notebook e outros equipamentos, totalizando 82 itens, que eram transportados sem nota fiscal. A apreensão ocorreu na altura do Km 800 da BR 242, região de Barreiras, no oeste baiano, após policiais rodoviários abordarem um ônibus interestadual, que vinha de São Paulo e tinha como destino a cidade de Teresina, no Piauí.

A PRF informou que, após a abordagem, foi iniciada uma uma fiscalização detalhada no ônibus e durante a vistoria foram encontrados, entre as bagagens, caixas com celulares e eletrônicos de última geração, sem o devido despacho aduaneiro. Ao todo foram apreendidos os seguintes produtos: Redmi note 10 = 30; Redmi note 9 = 5; Redmi note 8 = 10; Redmi note 9A = 2; Poço C3 = 2; iPhone 12 = 2; Apple watch = 5; Air pod pro = 2; iPad pro 12 = 2; iPad 8 = 1; Apple pencil = 1; Carregador Apple = 10; Capa iPhone switcheasy = 10.

Questionado, o motorista disse que as caixas foram embarcadas no estado de São Paulo e relatou desconhecer o conteúdo das mercadorias despachadas. Após verificar a carga, foi possível identificar o remetente e o destinatário dos equipamentos que seriam entregues em Teresina (PI).

Diante dos fatos de crime evidente de descaminho, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal de Barreiras para continuidade da investigação e identificação do remetente e destinatário dos equipamentos.

Previsto no art. 334 do Código Penal o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Este crime representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas