Primeiro emprego: O que devo colocar no meu currículo?

educamais
04.04.2018, 13:04:00
O candidato deve ficar atento ao tamanho do currículo e tomar cuidado para não colocar informações desnecessárias (Divulgação)

Primeiro emprego: O que devo colocar no meu currículo?

Para não errar é importante que o candidato evite excessos

O que um candidato que está em busca do seu primeiro emprego deve colocar no currículo? Essa é um dúvida que surge para a maioria das pessoas que acabaram de se formar. A tarefa realmente não é simples e é bem possível que você passe algumas horas olhando para a tela em branco e pensando. Por onde eu devo começar? No entanto, mesmo que você não tenha experiência profissional, o que você fez até agora pode mostrar todo seu potencial. 

Se analisar com um pouco de calma, você vai acabar descobrindo informações muito interessantes para chamar a atenção do recrutador. Os candidatos sem experiência podem e devem realçar qualificações que tiveram durante a faculdade ou Ensino Médio, além das próprias experiências pessoais que tenham coerência com a vaga pretendida. 

Além de ter feito o currículo, acessar diariamente sites de empresas que estejam com processo seletivo aberto faz parte da rotina de Wilson Lima, técnico em Petroquímica. “Um primeiro emprego é o primeiro passo para que eu coloque em prática tudo que me foi ensinado no curso técnico. Eu já tenho o conhecimento, agora preciso colocá-lo em prática. Como eu não tenho nenhuma experiência na área, coloquei no meu currículo outras qualificações profissionais que tenho, como alguns cursos”, conta. 

Por outro lado, é preciso evitar excessos. O candidato deve sempre ficar atento ao tamanho do currículo e deve tomar cuidado para não colocar informações desnecessárias. “No máximo duas páginas é o ideal. É importante colocar os aspectos pessoas no currículo, porém, não é preciso contar a história da sua vida nele. Tem pessoas que colocam dados muito pessoais, explica Clara Bonelli especialista em carreira. 

O que eu devo destacar?
O candidato deve sempre destacar o que tem de melhor, seja a sua formação escolar, domínio de um idioma, voluntariado, participações em eventos, oficinas e seminários. É preciso incluir também todas as aptidões e competências que o selecionado possui para assumir a vaga disponível. 

Segundo a especialista em carreira, a graduação é importante para uma qualificação, caso o foco do estudante seja alcançar um patamar mais elevado dentro da sua profissão. Se você deseja um cargo de maior destaque e pensa no seu futuro a longo prazo, a graduação com certeza é uma boa opção. O Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo de até 70% para vários cursos. Você pode acessar o site https://www.educamaisbrasil.com.br/correio e escolher a área que mais tem a ver com você e com seus objetivos futuros. São mais de 18 mil instituições parceiras em todo o Brasil. 
    
Veja o passo a passo para montar o currículo para 1º emprego: 

⦁    Dados pessoais 
⦁    Objetivo
⦁    Formação acadêmica
⦁    Idiomas e outros cursos 
⦁    Voluntariado e outras experiências 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas