Primeiro-ministro russo apresenta renúncia de seu governo

mundo
15.01.2020, 13:01:00
Medvedev e Putin (Arquivo AFP)

Primeiro-ministro russo apresenta renúncia de seu governo

Renúncia vem após presidente Putin falar em reformas na Constituição do país

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O primeiro-ministro da Rússia, Dimitri Medvedev, apresentou renúncia do seu governo ao presidente Vladimir Putin nesta quarta-feira (15). O anúncio foi feito de maneira surpreendente, depois que o chefe de Estado fez um discurso sobre reformas da Constituição.

"Nós, enquanto governo da Federação da Rússia, devemos dar ao presidente do nosso país os meios de tomar todas as medidas que se impõem. É por esse motivo que o governo, em seu conjunto, entrega sua demissão", disse Medvedev.

Mais cedo, Putin fez a proposta para uma votação sobre mudanças constitucionais que se aprovadas vão transferir poderes da presidência ao Parlamento e ao primeiro-ministro. Essa medida é vista como uma maneira de permitir que Putin siga no comando do país mesmo após deixar o Kremlin.

Putin está no poder desde 1999, como presidente ou primeiro-minitro. Ele deve sair em 2024, ao fim do seu quarto mandato presidencial.

A Constituição atual proíbe que qualquer pessoa cumpra mais de dois mandatos presidenciais sucessivos, o que impediria Putin de voltar a concorrer de maneira imediata. Ele ainda não falou sobre o que planeja fazer ao fim do seu governo.

Discurso
Nesta quarta, Putin fez o seu discurso anual do Estado da Nação. Ele afirmou que é a favor de uma mudança da Constituição para dar à Duma, câmara baixa do Parlamento, poder de escolher o premiê e outros cargos.

"Isso aumentaria o papel e o significado do Parlamento do país, dos partidos parlamentares, e a independência e responsabilidade do primeiro-ministro", defendeu.

Uma das especulações é que ele tente assumir como primeiro-ministro depois de transferir mais poderes ao Parlamento. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-gastar-energia-do-seu-pet-e-evitar-sair-tanto-para-a-rua/
Gatos também podem ser afetados pela mudança de rotina da quarentena; confira dicas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fulo-de-mandacaru-fez-estreia-da-temporada-de-lives-do-sao-joao-no-correio/
Grupo fez transmissão com mais de 1h30 de apresentação; sábado (6) tem Del Feliz
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dom-sergio-da-rocha-assume-como-arcebispo-de-salvador-e-primaz-do-brasil/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/covid-19-morre-mestre-joel-disseminador-da-capoeira-em-sao-paulo/
Capoeirista estava internado no Hospital Ernesto Simões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-filmado-apontando-arma-para-jovem-e-preso-por-tentativa-de-homicidio-na-bahia/
Militar chegou a colocar cano da arma no olho de um menor em Carinhanha; caso aconteceu em fevereiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/caso-miguel-movimentos-sociais-e-familiares-de-menino-protestam-em-recife/
Criança de 5 anos morreu na terça (2) após cair de prédio; patroa da mãe é investigada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeitos-de-assaltos-no-horto-florestal-morrem-em-troca-de-tiros-com-a-pm-veja-video/
Um deles tinha sido preso no ano passado após invadir casa, na Santa Cruz e manter família refém por cerca de três horas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/del-feliz-traz-o-clima-junino-para-os-leitores-do-correio/
Forrozeiro é o convidado da segunda live do jornal, neste sábado (6)
Ler Mais