Procuradora-geral convida promotor baiano para força-tarefa da Lava Jato

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

Publicado em 17 de outubro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Integrante destacado da Operação Adsumus em Santo Amaro, o promotor de Justiça baiano João Paulo Santos Schoucair foi convidado pela nova procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge,  para compor a força-tarefa da Lava Jato que cuida dos casos de autoridades com foro privilegiado perante o Supremo. O pedido consta em ofício encaminhado por Dodge à chefe do Ministério Público (MP) do Estado da Bahia, Ediene Louzado, no último dia 5. Discreto e avesso a holofotes, Schoucair é conhecido entre os pares pela capacidade investigativa e pela experiência nos variados ramos de atuação do MP, das áreas de moralidade administrativa à de fazenda pública. Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito da Ufba, o promotor também faz parte do movimento MP Democrático, que prega maior proximidade com as demandas sociais.                Roda-gigante O convite a João Paulo Schoucair ocorre em meio às trocas de membros do núcleo-duro da Lava Jato na PGR, efeito do racha entre os grupos de Raquel Dodge e seu antecessor no comando do órgão, Rodigo Janot.

Relação indigesta As insatisfações dos deputados federais da oposição ao PT na Bahia com o Palácio do Planalto atingiram o auge nos últimos dias. “O governo do presidente Michel Temer (PMDB) está completamente sem coesão. Os ministros só querem saber deles mesmos e de seus partidos, não pensam com unidade”, disparou José Carlos Aleluia, um dos nomes mais influentes do DEM no Congresso Nacional, ao criticar os constantes afagos feitos pelo alto escalão do Planalto aos políticos ligados ao governador Rui Costa (PT).

Bala devolvida O mal-estar em relação ao presidente da República, sobretudo no DEM da Bahia, aumentou bastante por causa das declarações feitas pelo advogado de Michel Temer, Eduardo Pizarro Carnelós, contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Carnelós chamou de “criminosa” a divulgação de vídeos com a delação do doleiro Lúcio Funaro no site da Casa. “Para completar, vem o defensor de Temer e diz uma barbaridade dessa. Isso o advogado da ex-presidente Dilma Rousseff nunca faria. O José Eduardo Cardoso (ex-ministro da Justiça) era bom. A causa e a cliente é que não eram”, emendou José Carlos Aleluia.

Baião-de-dois O secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Guilherme Bellintani, aguarda apenas o resultado de duas costuras para anunciar sua candidatura a presidente do Bahia. Uma é com os líderes da Revolução Tricolor, ala da qual pertence o atual vice do time, Pedro Henriques. A outra, com o principal nome da oposição, o empresário Antônio Tillemont. O objetivo de Bellintani é entrar no páreo com o máximo de consenso possível.

Canção de ninar O Ministério da Cultura autorizou ontem a captação de R$ 841 mil em patrocínios e doações, por meio da Lei Rouanet, para viabilizar o XXII Festival de Música Instrumental da Bahia. Único do gênero no estado, o evento deve ser realizado em dezembro deste ano em Salvador, Feira de Santana e Juazeiro."O PDT é um grande partido e tem uma história de luta exemplar na política do país. Tem direito à vaga", Felix Júnior, deputado federal e presidente do PDT na Bahia, ao cobrar espaço para a sigla na chapa majoritária do governador Rui Costa em 2018Pílula Mão amiga Candidato derrotado a prefeito de Uibaí em 2016, João Borges (PT) ganhou uma vaga no gabinete do deputado petista Afonso Florence em Brasília. Ontem, saiu sua nomeação no Diário Oficial do Poder Legislativo.