Produções da Globo terão mais cenas em estúdio após novo coronavírus

Protocolos de segurança devem ser apresentados a autores e diretores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2020 às 17:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: João Cotta/Globo

Você, com certeza, já ouviu Renata Vasconcellos ou William Bonner dizer que eles usam máscaras na bancada do Jornal Nacional porque estão em um “ambiente controlado”, no caso, o estúdio do telejornal, distantes um do outro e dos demais. E é por aí que vai caminhar a dramaturgia da Globo quando as gravações forem retomadas.

Em busca de maior segurança para seus talentos - diretores, técnicos, entre outros, as novelas e séries terão mais cenas gravadas em estúdio. Em um primeiro momento, entende-se que essa será a melhor solução, mas não a única.

Haverá, também, uma drástica redução de atores e figurantes em externas e cidade cenográfica. O trabalho em estúdio será praticamente uma prioridade, e os autores já estão adaptando a estrutura de seus trabalhos para este novo momento.

O planejamento também se torna ainda mais indispensável para os próximos tempos, porque as novelas, dentro da proposta em discussão, passarão a ter uma grande frente de capítulos gravados, em um modelo semelhante ao adotado pelo SBT. Assim, diante de um enorme problema, como o da Covid-19, e poder se organizar convenientemente para enfrentá-lo.

Grupo de risco No SBT, a informação é a seguinte: A Praça é Nossa será um dos últimos programas a retomar gravações. Diante da necessidade de tomar todos os cuidados, também é necessário considerar a idade de Carlos Alberto de Nóbrega, 84 anos. Raul Gil, 82 anos, e Silvio Santos, 89 são outros apresentadores se enquadram na mesma situação. Portanto, a ordem é respeitar o combinado e seguir com as reprises.

Futebol A reprise dos clubes brasileiros no futebol da Globo, aos domingos, deve seguir até 7 de junho. Uma semana antes da última reexibição, há o desejo de traçar uma nova linha de ação. A ideia é continuar com o futebol, mas convém aguardar. Há dezenas de filmes no arquivo, em um possível plano B.

Tudo na mesma Como aconteceu essa volta da Fátima e de Ana Maria Braga ao ar, o pessoal do Se Joga, naturalmente, procurou informações sobre a situação do programa. As equipes foram orientadas pela Globo a ficar em casa. Em função da pandemia, não existe uma previsão de volta e muitos da equipe já não escondem a preocupação. Antes da paralisação, já havia um plano de relançamento, com vários quadros novos.

Telespectadora A autora Rosane Svartman, de férias após Bom Sucesso, virou telespectadora de sua novela, Totalmente Demais, em reprise. “Eu acompanho e comento no Twitter. O engraçado é que nem eu lembro de tudo e volta e meio me surpreendo”, comenta Rosane à coluna.

“A novela agora é uma obra fechada, então dá um pouco de nervoso não poder mudar nada”. “Se eu pudesse mudar alguma coisa não mexeria em nada estrutural, mas atualizaria alguns personagens com discursos e atitudes mais atuais no que diz respeito às lutas identitárias”, avalia Rosane.