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Da Redação
Publicado em 18 de novembro de 2022 às 05:30
Crescer e conseguir novos mercados. Esses são os estímulos que o projeto Fazedores do Café desperta na empreendedora Olívia Ramos, 28, moradora de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A iniciativa, que tem como objetivo capacitar jovens para que implementem ações transformadoras no campo e saibam lidar com o cultivo de café e técnicas regenerativas, é responsável por uma confirmação de trajetória para Olívia. Ela, que chegou a morar em São Paulo para trabalhar e estudar, hoje finca os pés na sua cidade natal. >
“Não vejo outra maneira de viver. Eu me vejo nessa leva de pessoas que cresceu escutando na escola que você tem que estudar para sair da roça. E aí o Fazedores foi uma dessas confirmações: eu preciso estudar para ficar na roça. E aqui fazer o melhor. A chance de a cafeicultura ficar firme e crescer é ainda maior”, afirma Olívia. >
Nascido em 2019, fruto de uma parceria entre a marca Nescafé e a cafeteria paulistana Sofá Café, o Fazedores de Café terá um incremento extra a partir de uma linha nova de cafés produzidos pela Nestlé. Isso porque o dinheiro obtido com as vendas dos cafés da edição especial Nescafé Origens Chapada Diamantina será revertido 100% para o projeto, em 2023. >
De acordo com Taissara Martins, gerente de ESG (governança ambiental, social e corporativa) para cafés e bebidas da Nestlé Brasil, a ideia de apoiar o projeto surgiu da possibilidade de explorar o potencial do café produzido na Chapada Diamantina e de incentivar a juventude local, sobretudo os filhos e netos de produtores. “Tem muitos jovens que fazem parte da cafeicultura, então vimos ali uma oportunidade de expandir o nosso portfólio para uma área que era muito pouco conhecida, mas principalmente de alavancar esse café, que já é muito bom, e apoiar para que ele fosse cada vez melhor”, destaca Taissara. >
Sucessão Familiar O incentivo à sucessão familiar é outro motivo apontado pela gerente para o apoio à iniciativa na Chapada, uma vez que a maioria dos cafeicultores são produtores familiares e a média de idade dos produtores rurais brasileiros está entre os 50 e 60 anos. >
A intenção de projetos como o Fazedores de Café é ajudar na renovação das gerações de empreendedores do agronegócio. A tendência de abandono das atividades agrícolas é acentuada pela desinformação. Por muito pouco, a comerciante de revenda agrícola Thais Soares, 24, não deixou passar a oportunidade de conhecer o que a terra tinha para lhe oferecer. Paulista, a jovem moradora de Ibicoara começou a estudar agronomia por insistência da mãe e hoje não se vê fazendo outra coisa. >
Integrante do Fazedores do Café, Thais conta que o principal diferencial do projeto é a vivência, as experiências no dia a dia do campo e a troca de conhecimentos. “O Fazedores me inspirou muito. O que a gente aprende lá não vi nem na minha graduação. Eu só sabia até produzir o café. Tudo para mim depois que colhe foi novo. Eu tenho certeza de que, quando eu tiver minha lavoura, futuramente, vai me ajudar demais”, aspira Thais. >
Taissara Martins ressalta que, além de capacitar os jovens através de treinamentos e aulas, existe um foco do projeto em fazê-los enxergar as potencialidades da terra e estimular o interesse em continuar os negócios da família. Segundo ela, todas as práticas que estão sendo apoiadas e recebendo investimento são essenciais para a cafeicultura sustentável e regenerativa.>
Lançamento A edição especial Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café foi lançada nesta quinta-feira (17), na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). O evento contou com a presença de Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, e Rachel Muller, diretora executiva de cafés, bebidas e cereais da multinacional.>
A linha Origens do Brasil foi lançada em 2018, dentro do conceito de sustentabilidade da marca Nescafé. “Esse lançamento simboliza uma jornada muito importante que temos feito com o Fazedores de Café como um instrumento de transformação na cadeia fornecedora. Mais do que levar conhecimento, queremos transformar a forma como inspiramos esses jovens a repensarem o cultivo do café no Brasil”, disse Rachel durante o evento. >
Sabores da Chapada >
Um dos principais diferenciais da linha especial Nescafé Origens Chapada Diamantina é a torra clara e exclusiva do produto, que garante intensidade suave e mais aroma. Depois de diversas pesquisas e testes, a edição, idealizada em parceria com neurocientistas da The Coffee Sensorium, oferecerá notas sensoriais de frutas secas, melaço e rapadura, proporcionando um sabor mais doce, saboroso e uma melhor percepção multissensorial de consumo. >
Para conseguir esses sabores, os grãos foram colhidos pelos jovens agricultores da Chapada Diamantina, de onde saem os cafés classificados como especiais por serem cultivados em condições únicas. >
“Essa região da Chapada Diamantina é ainda uma região em desenvolvimento em termos de cafés especiais e de alta qualidade. O próprio relevo, o clima, ajudam muito para que esses cafés sejam muito saborosos e aromáticos”, ressalta Taissara Martins, gerente de ESG para cafés e bebidas da Nestlé Brasil. >
Além da análise minuciosa do sabor, a marca desenvolveu uma xícara cujo formato e paleta de cores prometem oferecer a experiência de consumo ideal para este café. A xícara tem uma textura áspera apenas na base e é lapidada na parte superior, o que, junto com a embalagem verticalizada, representa o crescimento pessoal e profissional dos jovens participantes do projeto. >
*Com a orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo>