Projeto Comprova faz aulão sobre como verificar conteúdos falsos nas redes; assista

minha bahia
12.11.2019, 08:45:00
Atualizado: 12.11.2019, 09:23:14

Projeto Comprova faz aulão sobre como verificar conteúdos falsos nas redes; assista

Evento é transmitido ao vivo no site do CORREIO

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O Projeto Comprova, uma coalizão formada por veículos de mídia para combater a desinformação, realiza nesta terça-feira (12) um aulão gratuito sobre como checar conteúdos falsos ou enganosos nas redes sociais. O evento começa às 9h na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e tem transmissão ao vivo pelo CORREIO, que integra a coalizão do Comprova este ano.

O aulão conta com a presença do editor-chefe do Comprova, Sérgio Lüdke, que fala como tem sido a operação do Comprova 2 sob o foco de políticas públicas governamentais. Sérgio e a equipe do Comprova também mostram como não cair em 'fakes', como se proteger da desinformação e como parar de propagar contepudos falsos nas redes.

Os jornalistas participantes desta segunda edição do Comprova receberam treinamento seguindo a metodologia da First Draft, que idealizou o projeto. Alguns dos recursos utilizados pela equipe serão compartilhados durante o aulão, como ferramentas de busca reversa de imagens e vídeos e dicas para desconfiar de conteúdos que não tenham uma fonte identificada que chegam aos celulares e às mídias digitais.

Além do CORREIO, também compõem a coalizão do Comprova este ano a AFP, Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S. Paulo, Gaúcha ZH, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder 360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

Confira as verificações já feitas este ano pelo Comprova

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais