Projeto Comprova faz aulão sobre como verificar conteúdos falsos nas redes; assista

Evento é transmitido ao vivo no site do CORREIO

Publicado em 12 de novembro de 2019 às 08:45

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

O Projeto Comprova, uma coalizão formada por veículos de mídia para combater a desinformação, realiza nesta terça-feira (12) um aulão gratuito sobre como checar conteúdos falsos ou enganosos nas redes sociais. O evento começa às 9h na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e tem transmissão ao vivo pelo CORREIO, que integra a coalizão do Comprova este ano.

O aulão conta com a presença do editor-chefe do Comprova, Sérgio Lüdke, que fala como tem sido a operação do Comprova 2 sob o foco de políticas públicas governamentais. Sérgio e a equipe do Comprova também mostram como não cair em 'fakes', como se proteger da desinformação e como parar de propagar contepudos falsos nas redes.

Os jornalistas participantes desta segunda edição do Comprova receberam treinamento seguindo a metodologia da First Draft, que idealizou o projeto. Alguns dos recursos utilizados pela equipe serão compartilhados durante o aulão, como ferramentas de busca reversa de imagens e vídeos e dicas para desconfiar de conteúdos que não tenham uma fonte identificada que chegam aos celulares e às mídias digitais.

Além do CORREIO, também compõem a coalizão do Comprova este ano a AFP, Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S. Paulo, Gaúcha ZH, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder 360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

Confira as verificações já feitas este ano pelo Comprova