Projeto Comprova lança curso de verificação para jornalistas com foco na cobertura de eleições

Curso Comprova de verificação será gratuito e pretende capacitar jornalistas para investigar conteúdos suspeitos compartilhados em redes sociais sobre as eleições municipais

  • Foto do(a) author(a) Projeto Comprova
  • Projeto Comprova

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 10:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gary Neill for CrossCheck International

O Projeto Comprova abre nesta terça-feira, 29 de setembro, as inscrições para o Curso Comprova de verificação, um programa destinado à capacitação de jornalistas para investigar conteúdos suspeitos, compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagens, relacionados às eleições municipais de novembro.

O curso será realizado entre os dias 7 e 17 de outubro, terá uma carga horária de 10 horas e será gratuito. O conteúdo será oferecido pela plataforma de cursos da Abraji.

O programa está baseado na metodologia criada pela First Draft e utilizada desde as eleições de 2018 pelo Projeto Comprova no Brasil. Os instrutores são profissionais experientes no tratamento da desinformação. Eis os temas que serão abordados no curso:Desinformação e eleições Preparo do ambiente de trabalho e caixas de ferramentas Monitoramento de redes sociais Técnicas para verificação de dados Trabalhando com buscadores Verificando fotos Verificando vídeos Verificando mapas (e outros) Narrativas de checagem As inscrições podem ser feitas por este formulário e estarão abertas até as 14 horas da segunda-feira, 5 de outubro.

O Projeto Comprova é uma iniciativa da First Draft, liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Google News Initiative e Facebook Journalism Project ajudaram a financiar o projeto, e ambas as empresas estão fornecendo suporte técnico e treinamento para as equipes envolvidas.

O Comprova tem como parceiros institucionais a Associação Nacional de Jornais no Brasil (ANJ)o Projor, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a agência Aos Fatos e a RBMDF Advogados.

Os parceiros de tecnologia são CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.

MAIS INFORMAÇÕES: WhatsApp: (11) 97795-0022 Site: projetocomprova.com.br E-mail: [email protected] Facebook: facebook.com/ComprovaBR Twitter: twitter.com/comprova YouTube: youtube.com/comprova Linkedin: linkedin.com/company/projetocomprova Instagram:instagram.com/projetocomprova

*O Projeto Comprova é uma coalizão formada por 29 veículos de mídia, incluindo o CORREIO, a fim de identificar e enfraquecer as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso que surgem em sites, aplicativos de mensagens e redes sociais.