Projeto Comprova vence Prêmio Aberje 2020 como Mídia Especializada do Ano

O CORREIO integra a coalização de veículos de mídia do Comprova desde 2019

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  • Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2020 às 19:55

- Atualizado há um ano

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O Projeto Comprova, uma coalizão de 28 veículos de mídia liderados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) a fim de combater a desinformação nas redes, venceu o Prêmio Aberje na categoria Mídia Especializada do Ano. Desde 2019, o CORREIO integra a equipe do projeto.

O anúncio dos vencedores da 46ª edição do prêmio, entregue pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), foi feito na última sexta-feira (27). A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 14 de dezembro, das 17h às 20h, e será transmitida ao vivo pelo canal da Aberje no YouTube.

Para Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Comprova, o prêmio é um forte sinal de que o esforço do projeto como iniciativa colaborativa de enfrentamento à desinformação está sendo reconhecido.“Muito nos honra não só pela importância da Aberje, mas também pelo caráter de espontaneidade da distinção”, diz.O Projeto Comprova foi criado em 2018, por iniciativa do First Draft e com coordenação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Jornalistas de 28 veículos de comunicação do país trabalham de maneira colaborativa para investigar conteúdos suspeitos compartilhados em redes sociais sobre eleições, políticas públicas do governo federal e sobre a pandemia de covid-19.

As organizações de mídia envolvidas na terceira fase do Comprova são: A Gazeta, Gazeta do Sul, AFP, Band News, Band TV, Band.com.br, Canal Futura, CORREIO, Correio de Carajás, Correio do Estado, Correio do Povo, Diário do Nordeste (CE), Estado de Minas, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, NSC Comunicação, O Estado de S. Paulo, O Popular, O Povo, Poder360, Rádio Band News FM, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

CONFIRA TODAS AS VERIFICAÇÕES FEITAS PELO COMPROVA

Em outubro deste ano, o Comprova agregou à coalizão oito iniciativas jornalísticas que atuam em comunidades vulneráveis ou com públicos segmentados por raça ou religião para apoiarem investigações sobre a pandemia. Alma Preta, Agência Mural, Coletivo Bereia, Amazônia Real, Marco Zero Conteúdo, Coletivo Niara, Rádio Noroeste e Favela em Pauta receberam treinamento e recursos fornecidos pela Missão Americana no Brasil para atuarem no projeto por seis meses.

Google News Initiative e Facebook Journalism Project ajudaram a financiar o Comprova, e ambas as empresas estão fornecendo suporte técnico e treinamento para as equipes envolvidas.

O Comprova tem como parceiros institucionais a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Projor, a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), a agência Aos Fatos e a RBMDF Advogados.

Os parceiros de tecnologia são CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.

Confira a lista dos vencedores por categoria:

Jornal: Valor Econômico – 20 anos

Televisão: Jornal Nacional – Quadro Solidariedade S/A

Mídia Especializada: Projeto Comprova

Conteúdo de marca: 99 e Folha de S.Paulo – Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana

Prêmio Especial – Contribuição ao Debate Público: TV Cultura – Programa Roda Viva