Projeto de Lei Makota Valdina reunirá Povos Tradicionais de Matriz Africana em Salvador

Evento acontece entre os dias 10 e 16 de agosto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2022 às 09:36

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

Salvador é sede do Colóquio Nacional Itinerante - Projeto de Lei Makota Valdina.  O evento acontecerá entre os dias 10 e 16 de Agosto, em diversos locais da Capital Baiana, Terreiro Uzo Oninboyá, Abaeté, Pelourinho e a sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) são os locais das atividades que visam popularizar, fortalecer e acompanhar o Projeto de Lei nº 1279/22. Excepcionalmente no dia 10, o evento não terá participação do público.

O projeto de lei 1279/22, estabelece o Estatuto dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, almejando promover a reparação histórica e o reconhecimento justo e necessário destes povos e comunidades na construção do Brasil. O Colóquio é uma estratégia de divulgação da PL, um Marco Legal dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, idealizado e promovido pelo Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma). E propõe itinerância nos seguintes Estados: Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e em torno, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

A Programação tem a finalidade do fortalecimento dos Povos de Matrizes Africanas na Bahia e no Brasil, através de eventos tradicionais expressivos, que integra a Família da Ancestral de Makota Valdina, e atividade que salvaguardam o Patrimônio Cultural e Civilizatório dos Povos de Matrizes Africanas, Meio Ambiente e Promoção das Economias deste segmento, através do Afroturismo, Afroempreendedorismo e Intercâmbios. 

Confira a programação do evento:

10 de agosto às 19h (quarta-feira) - NESTE DIA O EVENTO SERÁ FECHADO AO PÚBLICO - Reunião Ancestral na Vila comunitária da família Pinto  - Local: Terreiro Nzo Oninboyá - Travessa Apolinário de Santana, 84 – Engenho Velho da Federação

12 de agosto às 9h (sexta-feira) - Seminário Marco Legal dos Povos e Comunidades Tradicionais - Local: Uneb

13 de agosto às 9h (sábado) - Reunião Ancestral com Lideranças e Autoridades tradicionais;  - Local: Parque do Abaeté - Itapuã. 

16 de agosto às 9h (terça-feira) - Caminhada Azoany - Local: Concentração às 08h30 - Largo do Pelourinho.  Obs: Evento gratuito, não necessita de inscrição.