Projetos da prefeitura disputam prêmio de inovação urbana

Premiação acontece na China; votação é aberta ao público

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 14:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Dois projetos da prefeitura estão disputando o Prêmio Internacional Guangzhou 2018 de Inovação Urbana, que vai escolher a campeã entre as 15 cidades inovadoras do mundo. A escolha é feita através de voto popular e até três cidadas podem ser escolhidas. Clique aqui para votar.

Os projetos escolhidos foram o Programa de Recuperação Ambiental do Parque Canabrava e a Caravana Mata Atlântica que tratam de temas de proteção ambiental e reflorestamento e educação de forma lúdica. A intenção é valorizar áreas sensíveis sobre a questão da biodiversidade.

O prêmio recebeu 273 inscrições de 193 cidades em 66 países. As 15 finalistas foram escolhidas por um comitê técnico da cidade de Surabaya, na Indonésia, no mês de setembro.

Ao todo, a premiação contemplará cinco vencedores. A entrega do prêmio será na Conferência de Inovação Urbana, que vai de 6 a 8 de dezembro em Guangzhou. Participam ainda da competição as cidades de Guadalajara (México), Durban (África do Sul), Sydney (Austrália), Santa Ana (Costa Rica), Nova Iorque (EUA), Milão (Itália), Surabaia (Indonésia), Kasan (Rússia), Utrecht (Holanda), Santa Fé, (Argentina), Mezitli (Turquia), Yiwu e Wuhan (China).

O secretário da Secis, André Fraga, diz que a indicação é um reconhecimento do trabalho. “Esse é o detalhe mais bacana e que posiciona Salvador no mesmo patamar de outras cidades do mundo que obtiveram êxito na inovação da gestão urbana. Portanto, é muito importante ter uma cidade do Nordeste do Brasil neste grupo seleto. Isso inspira ainda mais o engajamento dos cidadãos, além de motivar a continuidade deste esforço”, afirma.

Projetos A Caravana Mata Atlântica reúne técnicos municipais e moradores da região contemplada para plantar árvores, como sibipiruna, ipê e pata-de-vaca, que podem ser solicitadas junto à Secis, por meio dos telefones (71) 3611-3802, gratuitamente pelo Fala Salvador (156), ou por meio de mensagem de WhatsApp para o número (71) 98549-8453. Atualmente, mais de 100 espaços públicos da capital baiana já foram arborizados pelo programa.

Iniciado no ano e 2015, o Programa de Recuperação Ambiental do Parque Socioambiental de Canabrava consiste no plantio de 20 mil árvores nativas da Mata Atlântica com foco em recomposição florestal. A ação também prevê a utilização de um fertilizante para manejo do solo produzido a partir da associação do lodo da coleta de esgoto da cidade e biossólidos provenientes de uma estação de tratamento de efluentes industriais. As duas ações em conjunto transformarão o parque em um sumidouro de carbono (processo de absorção de dióxido de carbono, CO2, maior que a emissão).