PSDB fecha questão para aprovar reforma da Previdência

Decisão foi tomada na primeira reunião da Executiva nacional do partido presidida pelo governador de São Paulo e pré-candidato a presidente do Brasil Geraldo Alckmin

Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 11:27

- Atualizado há um ano

O PSDB decidiu há pouco fechar questão para votar a favor da reforma da previdência. A decisão foi tomada na primeira reunião da Executiva Nacional da legenda presidida pelo governado de São Paulo Geraldo Alckmin, eleito presidente do partido no último sábado. Os tucanos, no entanto, não devem punir punir os parlamentares que votarem contra a proposta. O que, na prática trará poucas mudanças na contabilidade de votos pela aprovação da medida, já que muitos deputados filiados ao PSDB se colcoam publicamente não só contra a reforma, mas também em oposição ao governo de Michel Temer. 

A bancada do PSDB tem 46 deputados e a avaliação, hoje, é de que cerca de 60% já decidiram apoiar a reforma. A resistência parte, principalmente, da ala batizada de "cabeças pretas", formada pelos parlamentares mais jovens da legenda. A defesa da reforma partiu de líderes da ala dos "cabeças brancas", como o governador de Goiás, Marconi Perillo. " A reforma é essencial pra evitar que os governos federal e estaduais quebrem e o Brasil volte a crescer e gerar empregos e renda". 

Na mesma linha, discursou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, pré-candidato a presidente que defende realização de prévias para disputar a indicação com com Alckmin. "Eu acho um absurdo o partido estar discutindo esse assunto a essa altura do campeonato", afirmou lembrando o perfil programático do PSDB, que sempre defendeu as reformas.