Quarto titular do gol do Bahia em 2021, Claus busca inspiração em Buffon

Goleiro ganhou disputa com Matheus Teixeira e projeta sequência no tricolor

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 21 de setembro de 2021 às 14:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Uma nova era começou no gol do Bahia. Destaque na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, Mateus Claus venceu a concorrência com o xará Matheus Teixeira e é o novo dono da meta tricolor. Ele será o quarto jogador que vai tentar ter sucesso no setor na temporada.  

A posição de titular foi conquistada com duas boas atuações contra Santos - no empate por 0x0, na Vila Belmiro -, e Red Bull Bragantino, contra quem o Esquadrão ficou no 1x1, sábado (18), na Fonte Nova. Agora, Claus projeta longevidade no posto. 

"É muito importante, para mim, essa sequência de jogos. É importante voltar a atuar, voltar bem. Acredito que é uma competição muito intensa entre os goleiros que têm aqui. A qualidade é alta. Sempre bem visto fazer boas partidas, entrar e contribuir com o resultado. Isso me deixa feliz", explicou Mateus. 

O 2021 do Bahia tem sido marcado pela rotatividade no gol. O tricolor iniciou a temporada com Douglas como titular, mas o goleiro perdeu a posição por causa de recorrentes falhas. Hoje emprestado ao Juventude, o antigo camisa 1 cedeu o posto para Matheus Teixeira. 

Na primeira oportunidade pelo time principal, Teixeira não só deu conta do recado como teve atuação de herói. Foi decisivo na disputa por pênaltis contra o Fortaleza, que colocou o Esquadrão na final da Copa do Nordeste. Ele repetiria o feito na decisão contra o Ceará, que rendeu a taça do Nordestão. 

Após se consolidar como titular, Matheus Teixeira passou a cometer falhas durante o Brasileirão que custaram a sua posição na equipe. Nesse meio tempo, o time teve ainda Danilo Fernandes entre os titulares por dois jogos durante o comando de Dado Cavalcanti. No entanto, Danilo não se firmou e logo depois sofreu fratura na costela. 

Agora, Claus espera agarrar e não soltar mais a chance. "A gente tem essa competição interna, mas tem uma relação muito boa. Eu e Teixeira estamos há bastante tempo juntos esperando essa oportunidade. Chegou para mim antes, depois chegou para ele. Foi muito feliz no final da Copa do Nordeste. Quanto mais o nível estiver alto, mais ajudará o Bahia", comentou.

"Goleiro só joga um. É uma situação atípica. O período na reserva, a gente tem que encarar com positividade. É um momento em que se prepara para exercer o melhor papel. Todas as vezes que entrei, eu pude corresponder", continuou.

Inspiração  Formado na base do Internacional, Mateus Claus chegou ao clube no ano passado para integrar o time sub-23. Aprovado na equipe de transição, ele foi promovido para o elenco principal. Na reta final do Brasileirão o goleiro teve participação importante na permanência do time baiano na Série A, sendo destaque no empate por 2x2 com o Atlético-MG.  

Por causa de uma lesão, Claus perdeu espaço no início da temporada. Em nova fase, o agora titular diz que busca inspiração em dois grandes nomes do futebol mundial. “Pude trabalhar no Internacional com um dos ídolos que foi o Dida. Outra inspiração é o Buffon, goleiro que acompanho desde criança. Justifica meu número também, o 77, porque ele usava na Juventus. São caras que admiro muito, tanto como goleiro quanto como pessoal”, explicou. 

O próximo adversário do Bahia, e de Claus, será justamente o Internacional. O Esquadrão visita o time gaúcho domingo (26), no estádio Beira-Rio, às 16h, pela 22ª rodada do Brasileirão.