Quatro dos 16 isolados em Trancoso testam negativo para a Covid-19

Isolados estão na casa de empresário cearense que mesmo infectado viajou de SP para BA; mansão pertenceu a João Dória

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 18 de março de 2020 às 13:51

- Atualizado há um ano

Quatro das 16 pessoas que estão em isolamento numa casa na praia em Itapororoca, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, testaram negativo para a Covid-19, informou nesta quarta-feira (18) a Prefeitura local.

A casa em questão é a do empresário cearense Cláudio Henrique do Vale Vieira, presidente do Grupo CVPAR e responsável por transmitir o vírus em Trancoso, após viajar de São Paulo para a Bahia mesmo sob recomendação de ficar em isolamento.

Pela desobediência, o empresário vai responder a processo criminal, conforme disse o governador Rui Costa nesta segunda-feira (16). Vale viajou para Trancoso com amigos e familiares dia 12 de março e testou positivo para Covid-19 no sábado, 14.

A viagem resultou na infecção de três pessoas, uma delas a esposa dele, Rafaela, de 44 anos, uma amiga do casal de 42 anos e que é de Fortaleza, além de um nativo que trabalha como cozinheiro do empresário.

Nesta terça, uma das pessoas que estão na casa e testaram negativo chegou a fugir do isolamento durante a madrugada. Segundo a Prefeitura de Porto Seguro, ele é um dos funcionários do empresário e mora na região de Trancoso.

Ao sair, contudo, os próprios funcionários que também estão em isolamento acionaram a Polícia Militar, que interceptou o homem em seu carro, um Fiat Uno branco, na BA-001 e fez com que ele voltasse para o isolamento na casa em Trancoso.

Mansão de Dória O imóvel foi comprado recentemente pelo empresário Cláudio Henrique do Vale Vieira do governador de São Paulo, João Dória, e, segundo a Prefeitura de Porto Seguro, é a segunda vez que ele viaja para o local, muito frequentado por sulistas.

A Prefeitura informou que está monitorando a casa. Dos 16 que estão no local, ao menos 6 são funcionários de Cláudio Vale, cujo advogado, que não quis ter o nome divulgado, afirmou que o empresário viajou a Bahia sem saber que tinha a Covid-19.

O advogado, que está em isolamento em São Paulo por ter tido contato recente com o empresário, disse também que Cláudio Vale não tinha recomendação para ficar em quarentena. O teste dele foi feito no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Uma semana antes de viajar para Trancoso, o empresário esteve num casamento em Itacaré, no sul da Bahia, onde um dos 500 convidados estava com a Covid-19. Depois ele retornou para São Paulo e foi para Trancoso. Assim como Cláudio Vale, outros convidados testaram positivo para o vírus. A festa deixou famosos doentes, como a blogueira Gabriela Pugliesi, irmã da noiva, a cantora Preta Gil e a atriz Fernanda Paes Leme.