Que exemplos o Flamengo nos traz?

rafael santana
27.11.2019, 05:00:00
Atualizado: 27.11.2019, 09:46:15

Que exemplos o Flamengo nos traz?

O fim de semana mágico do Flamengo, com as conquistas da Libertadores e da Série A em 24 horas, parou o país e provocou reações das mais distintas. Entre os rubro-negros, claro, um estado de total euforia, e não é para menos. Entre os torcedores que não são flamenguistas, alguns se renderam à beleza do futebol praticado pela equipe de Jorge Jesus e pararam para aplaudir, outros secaram, se frustraram e, no fim, vociferaram contra a cobertura um tanto quanto exagerada da mídia - a “Flamídia”, para os debochados. 

Todas as reações são válidas. Se você escolheu admirar a plasticidade do futebol praticado pelo Fla, tudo bem. Se não conseguiu e se pôs a torcer contra, tudo bem também. Quem acha que o ato de “secar” indigno não entendeu nada sobre a magia do futebol. Certa vez, um amigo me confidenciou que torceria para qualquer argentino que enfrentasse um brasileiro que não fosse o seu time na final da Libertadores. Justíssimo. Entretanto, se o assunto é Copa do Mundo, a torcida é para que a Argentina rode na primeira fase. Ou nem se classifique. 

Não existe um manual de comportamento em relação a um clube de futebol. Não podem os torcedores de Vitória, Bahia, Corinthians, Palmeiras e Grêmio, ou de qualquer clube que seja, exigir que os flamenguistas sejam menos eufóricos, sobretudo em um momento como esse. Assim como não é razoável que flamenguistas se incomodem com a secada daquilo que eles chamam de “antis”, quando eles mesmos foram “antis” quando quem estava na crista da onda era o Fluminense de Fred ou o Corinthians de Paolo Guerrero. 

Se há algo que pode servir como fator de convergência no sucesso do Flamengo é o modelo de gestão adotado a partir de 2013, quando o ex-presidente Eduardo Bandeira de Melo decidiu que era hora de sanar as dívidas do clube para colher os frutos no futuro. De lá para cá, o Rubro-Negro adotou uma política de “pés no chão”, fez investimentos graduais, acumulou fracassos no meio do caminho e ganhou a fama de ficar no “cheirinho”. Mas o trabalho sério foi coroado da maneira mais grandiosa possível, e até um tanto precoce, visto que o River Plate era um clube mais estruturado para levar o título da Libertadores.

Esse modelo de gestão é seguido por outros clubes, os de maior sucesso Grêmio e Athletico-PR, que já alcançaram títulos importantes e têm tudo para seguir no topo. O Bahia vem atrás e segue o exemplo, com administrações preocupadas em fortalecer o clube administrativamente, sanando as dívidas e elevando o orçamento, o que contribui para que a equipe brigue de igual para igual com adversários mais poderosos. Por mais que o Tricolor enfrente um momento de instabilidade, o Brasileirão desse ano foi mais seguro do que os anteriores. 

Esse é também o caminho a ser seguido pelo Vitória. O presidente Paulo Carneiro, que trabalhou no Athletico-PR e viu de perto a evolução da equipe paranaense, sabe disso. Carneiro tem nas mãos um abacaxi que precisa ser descascado, afinal a expectativa é de um ano ainda mais difícil financeiramente do que foi o 2019 na Toca do Leão, e o caminho é costurar novas receitas para pagar dívidas e organizar as contas do clube, sem grandes investimentos e com os pés no chão. Não existe passe de mágica. Os frutos serão colhidos no futuro.

Rafael Santana é repórter do globoesporte.com e escreve às quartas-feiras.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-juice-wrld-morre-aos-21-anos-nos-estados-unidos/
Ele sofreu convulsão no aeroporto; artistas lamentam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografa-faz-ensaios-para-negros-a-preco-acessivel-no-reconcavo/
Ellen Katarine também é trancista, dreadmaker e estudante de História na UFRB
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-deixa-delegacia-e-volta-atacar-publico-lgbt-na-porta-de-unidade/
Na madrugada, Edson Macedo invadiu bar Caras e Bocas, destruiu local e agrediu clientes e artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/triste-sina-da-mulher-ketchup-8-anos-depois-erenildes-aguiar-enfrenta-depressao/
Sem a fama de antes, arrependida e com doença severa, Erenildes vive de remédios e trancada dentro de casa
Ler Mais