Que tal um rolezinho? Salvador revela várias cidades existentes dentro da nossa Soterópolis

Confira a dicas e sai por aí

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 3 de maio de 2022 às 06:00

. Crédito: Foto: Urbano Sampaio

Quantas cidades existem na cidade onde você mora, na cidade onde você vive? Pois é, existem milhares de cidades dentro de Salvador! E a minha Soterópolis, com certeza, é totalmente diferente da sua. Isso porque cada bairro, praia, prédio, shopping, cada comunidade com suas ruas e quebradas tem a sua história, que se apresenta para mim de um jeito e de outro jeito completamente distinto para você. Se sentir bem ao circular pela sua própria cidade é um desafio coletivo, é uma meta a ser alcançada por todos nós.

As cidades se revelam mais interessantes, mais fascinantes e também mais democráticas quando nós podemos ocupar as suas ruas, sendo quem somos.

Porém, todo mundo sabe que a realidade se impõe e, na loucura do dia-a-dia, a gente acaba mergulhado no nosso mundinho, nas nossas obrigações e geralmente circulando pelos mesmos lugares. O que não é de todo mal. Porque, aos poucos, vamos decifrando os segredos das ruas, qual o melhor horário para sair de casa, qual o caminho mais curto para o mercado, qual o passeio mais barato, se existe alguma alternativa para evitarmos os engarrafamentos, se é mais seguro ir por aqui ou por ali. Foto: Igor Tiago Foto : Maiara Viana Lógico que a tecnologia tem transformado muito essa nossa relação com a cidade que ajudamos a construir.

Hoje, quando você precisa saber onde fica uma loja ou quando deseja encontrar o endereço de um shopping, basta sacar o smartphone e usar um buscador. Nos grupos de mensagens, entre amigos e familiares, tem sempre um a postos para passar um zap dizendo se tem alguma pista alagada, paralisação fechando uma avenida ou qualquer perrengue que atrapalha a vida de meio mundo que está se deslocando de um lado para o outro da cidade. Agora, você tá no corre e precisa de ajuda no caminho para o trabalho ou na volta da escola? Baixe um aplicativo de mobilidade, que é uma mão na roda. Um ótimo exemplo é o Quicko, que ajuda principalmente quem utiliza transporte público, porque indica os melhores trajetos, detalha os horários dos ônibus, informa sobre a lotação dos vagões do metrô, como já faz Dona Maria Domingas, moradora do bairro de Santa Cruz: "É uma facilidade! Uso o aplicativo até para recarregar o cartão do Metrô, de boa!". A recarga é de fato uma forma incrível de ganhar tempo e sem precisar pagar taxas, basta validar e usar. Ou seja, vivemos em uma cidade ainda muito desigual, mas Salvador não para de se transformar, porque cada um de nós está reinventando o jeito de se relacionar com a cidade, acessando mais os seus espaços, conectando novas pessoas e compartilhando olhares mais diversos. E aí, partiu?

Este conteúdo não reflete, nem total e nem parcialmente, a opinião do Jornal Correio e é de inteira responsabilidade do autor

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.