Quem quer panetone? Marcas lançam novas versões e esquentam temporada de pedidos

Só no GBarbosa, a expectativa é produzir 140 toneladas do produto até o fim do mês; nas confeitarias, encomendas já estão abertas

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  • Priscila Natividade

Publicado em 3 de dezembro de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

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Dezembro chegou  e  as confeitarias e grandes redes colocam a mão na massa, confiantes que nenhuma pandemia vai impedir o espírito natalino de garantir na ceia aquele item que é tradição. Enquanto muita gente está tirando a árvore de Natal do armário, quem não abre mão do panetone  começa a  movimentar a procura pelo produto logo no comecinho desse mês.

O GBarbosa (@gbarbosa_oficial), inclusive, é uma das redes que vai fabricar mais panetone do que no ano passado. Serão produzidas 140 toneladas, com expectativa de crescimento nas vendas de 15%. Serão 6,5 mil unidades a mais, em comparação ao último Natal e devem custar a partir de R$ 6,99.Entre as marcas que o CORREIO ouviu e que tem esse valor definido, os preços chegam até a R$ 65, a depender do tipo e tamanho. Muitas delas também, estão apostando em novas versões para conquistar o público.“Esse Natal será diferente dos outros. O desejo de comemorar a vida e o significado de união estarão mais fortes entre os familiares, que vão tornar a data ainda mais especial, compartilhando com aqueles que realmente importam”, destaca a compradora comercial de Padaria do GBarbosa, Anna Cláudia Oliveira.A Perini (@perini_oficial)  adiantou que vai produzir 31,5 mil unidades até final de dezembro. Os preços são a partir de R$ 12,99. Além dos mais conhecidos nas versões de 80g, 400g e 1kg, e do chocotone, feito com chocolate belga de 500g, a rede vai lançar dois sabores: o de ameixa e o Tortano, de calabresa com azeitona, ambos com 500g.

A Kopenhagen Salvador (@kopenhagen_salvador) é mais uma marca com novidades e está com mais de 20 produtos para a época natalina. O destaque fica para o Panetone Língua de Gato Exagero, com 1,5kg e que custa R$ 169. O portfólio ganhou outras duas opções: o Chokonut com chocolate amargo e nuts, e o Melt com caramelo.

"Inovamos ainda nas embalagens com formatos e usos diferenciados também, como caixas que acendem e piscam, enfeites para árvores de Natal, guirlandas e árvores musicais de bombons, trazendo mais ludicidade à festa neste ano", conta  a franqueada exclusiva da marca na capital baiana, Joana Arcoverde.

E as confeitarias também já abriram a temporada de encomendas. Priscilla Diniz (@priscilladiniz) liberou os pedidos ainda em novembro, quando abriu a venda via-e-commerce nas plataformas de delivery. As encomendas também podem ser feitas pelo Whatsapp e nas lojas da Pituba, do Shopping da Bahia e Shopping Barra. Serão produzidas 3 mil unidades de panetone esse ano, além de outros produtos clássicos da Natal da confeitaria, como o Panforte e os doces natalinos.

Os Chocotones Olho de Sogra e Queijadinha Cremosa estão entre as novidades. Segundo a confeiteira e empresária Priscilla Diniz, com versões a partir de R$ 65, os produtos não sofrerão reajuste.“Diante do momento que todos estamos vivendo e mesmo com o aumento da matéria-prima que chegou até a 42%, decidimos manter os valores de 2019. Quanto maior a acessibilidade do consumidor aos produtos, maior será a venda. Tenho visto que as demonstrações de afeto, através de doces e mimos, só aumentaram nessa pandemia”, pontua.Lá vem o Natal A Coffeetown já iniciou as vendas (Foto: Divulgação) Na Coffeetown Salvador (@coffetownsalvador), as encomendas começaram  com pronta entrega desde o início da semana. O bistrô também apostou em novos sabores, além dos tradicionais: o  de Goiabada e o Trufado com Nozes, ambos sob encomenda. “Pensamos que esses novos sabores para o fim do ano seria uma ótima opção para nossos clientes”, reforça a sócia Renata Sampaio.

O Grand Cru (@grandcrusalvador) é outra loja  que começou a disponibilizar os panetones. Um dos sabores é de Vinho do Porto. “Estamos com a expectativa muito boa. Sabemos que o mercado não está 100% aquecido ainda, mas sabemos da importância simbólica das festas de fim de ano. Por isso, além dos panetones em dois tamanhos, vamos montar também kits que atendam diferentes orçamentos, não deixando ninguém sem brindar a data”, ressalta o franqueado da Grand Cru, Lucas Normande.  O panetone de Vinho do Porto é a aposta da Grand Cru (Foto: Divulgação) O Atelier Bombom (@atelierbombom) já lançou o cardápio. A proprietária do Ateliê Bombom, Adriana Pinheiro confirmou que dois dos sabores mais vendidos estão mantidos: doce de leite com nozes e brigadeiro com avelãs. “A procura se intensifica normalmente em novembro. A nossa produção é artesanal, por isso nosso panetone tem edição limitada e a maior parte é feita sob encomenda prévia”.

No caso da Confeitaria Le Lapin (@lelapin.ba), a procura começou ainda no mês de agosto, porém, o lançamento do cardápio aconteceu só agora trazendo várias novidades. Entre os sabores desse ano estão as versões do panetone de Framboesa  com Laranja, Limões e Avelã, Brigadeiro, Nozes e especiarias. Em 2019, em menos de quinze dias a agenda foi encerrada por atingir o limite de produção, que ficou em 500 unidades (200 panetones maiores e 300 na versão mini), como afirma a sócia Cecília Moura. A Confeitaria Le Lapin é mais uma confeiratia que já está aceitando encomendas (Foto: Divulgação) “Queremos vender tudo antes do Natal. Este ano faremos um pouco mais da quantidade grande e, mais ou menos, a mesma quantidade de mini. Sempre tem alguns clientes que deixam para última hora e nós, infelizmente, não conseguimos atendê-los. Entretanto, os nossos clientes mais antigos sempre se antecipam. Inclusive alguns deles já querem garantir o espaço na agenda, mas só fazemos os agendamentos quando o cardápio já está pronto”, acrescenta.

A Tortarelli (@tortarelli) produz o seu tradicional panetone de chocolate com gotas de chocolate com ganache e cobertura também de ganache de chocolate e nuts. Ele é vendido nas versões 900gr (R$ 110) e mini de 179gr (R$ 30). Este ano, o panetone vai embalado em caixa com estampa nova e exclusiva da designer Luciana Galeão. Na embalagem do panetone da Tortarelli, uma estampa exclusiva da designer Luciana Galeão (Foto: Divulgação) “O Natal é uma data de confraternização, quando todos estão mais dispostos a compartilhar bons sentimentos. Mesmo com restrições para evitar aglomeração, familiares e amigos vão encontrar uma maneira de se reunir em segurança e presentear, dando um pouco mais de alegria e doçura ao outro”, complementa a sócia-diretora, Rose Pires.