Rafson Ximenes é o mais votado em eleição da Defensoria Pública do Estado

Lista tríplice será encaminhada ao governador do Estado, que terá 15 dias para nomeação

Publicado em 29 de janeiro de 2021 às 20:43

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) publicou o resultado das eleições realizadas nesta sext-afeira (29), que definiu a lista tríplice ao cargo de defensor público geral para o biênio 2021-2023. Os três mais votados foram, respectivamente, Rafson Ximenes, Tereza Cristina Almeida Ferreira e Laura Fagury. A lista tríplice será encaminhada para o governador do Estado, que escolherá e nomeará o novo dirigente da DPE-BA.

Rafson Ximenes foi o candidato com mais votos, recebendo um total de 205. Ele concorre à reeleição no cargo. A segunda colocada, defensora pública Tereza Cristina Almeida Ferreira, obteve 193, seguida de Laura Fagury,que recebeu 177 votos. Menos votado no pleito defensor público Alessandro Moura obteve 167 votos e ficou de fora da lista tríplice.

Foram computados 375  votos, com seis votos em branco. Foi registrada uma abstenção. O baixo índice de abstenção é inédito nas eleições do órgão, de acordo com a Defensoria.

A votação, realizada pela primeira vez de forma virtual, foi iniciada às 9h e encerrada às 18h sem intercorrências. O sistema utilizado agilizou a votação e a apuração, que foi automática logo após encerrada. O andamento da votação foi acompanhado pelos eleitores em tempo real. A maioria dos defensores e defensoras, 78,72%, votou logo pela manhã, até o meio-dia.

A lista tríplice formalizada em ata pela Comissão Eleitoral, deverá  ser publicada no Diário Oficial Eletrônico e encaminhada pela Defensoria Pública ao governador da Bahia até o dia 3 de fevereiro. Rui Costa tem o prazo de 15 dias para fazer a nomeação. O mandato é de dois anos, com a possibilidade de uma reeleição. Da esquerda para a direita: Rafson, Tereza e Laura (Foto: Divulgação/DPE-BA) Conheça a lista

1. Rafson Ximenes O candidato mais votado no pleito  é defensor público desde 2007. Passou pelas comarcas de Itabuna, Salvador, Jequié e Camaçari. Também foi membro do Conselho Superior da Associação dos Defensores Públicos. Entre 2015 e 2019, foi subdefensor público geral, sendo o escolhido como defensor público geral para o biênio 2019/2021.

2. Tereza Cristina Almeida Mais experiente no cargo entre todos os candidatos e candidatas, Tereza Cristina Almeida Ferreira é defensora pública desde 1984 - quase quatro décadas de experiência. Atuou como presidente da Adep por dois mandatos (2002/2004 e 2004/2006). Foi escolhida como defensora pública geral por duas vezes (2007/2008 e 2009/2010). Neste período, foi a primeira baiana e nordestina a presidir o Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais, também por dois mandatos.

3. Laura Fagury Laura Fagury ingressou na Defensoria em 2000. Foi presidente da Adep em dois mandatos, além de vice-presidente e diretora de eventos. Trabalhou em São Felipe, Conceição de Almeida, Sapeaçu e Salvador. Atualmente está na 30ª DP (Família). Foi candidata e integrou a lista tríplice na eleição para o cargo de DPG em 2010.