Ramon fala sobre saudade de jogar futebol e projeta futuro no Bahia

e.c. bahia
30.05.2020, 07:00:00
Ramon aguarda a liberação das autoridades de saúde para voltar à Cidade Tricolor (Felipe Oliveira/ EC Bahia)

Ramon fala sobre saudade de jogar futebol e projeta futuro no Bahia

Jogador foi promovido para o elenco principal tricolor

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Se tem uma palavra que pode descrever com exatidão o sentimento de todo torcedor de futebol neste momento de pandemia, com certeza ela é “saudade”. Para os tricolores, por exemplo, já se passaram mais de dois meses desde a última vez que o Bahia entrou em campo. Foi no dia 14 de março, quando o time principal derrotou o América de Natal por 2x0, fora de casa, pela Copa do Nordeste. 

É preciso ter calma e entender que o a crise que o mundo atravessa com o surto do coronavírus inspira cuidados, mas não são apenas os torcedores que contam os segundos para que a bola volte a rolar.  Um dos destaques do Bahia no Campeonato Baiano, o volante Ramon afirma que a ansiedade para voltar a jogar é tão grande que ele tem até sonhado com isso.  

“A gente fica um pouco ansioso, querendo jogar. Por muitas vezes até sonho que estou jogando, mas faz parte da dificuldade que estamos vivendo. Temos que manter a calma, ter cautela e continuar preservando vidas para não sairmos mais prejudicados do que já fomos. Quando tudo se ajeitar, o pessoal da saúde junto com a diretoria do Bahia vai saber o melhor momento de voltar os treinamentos no clube e voltar a jogar”, afirma o volante.

A vida de Ramon no Bahia, inclusive, vai mudar bastante após a pandemia. Por conta dos prejuízos causados pela paralisação das atividades e sem a garantia de calendário para o time de aspirantes no segundo semestre, o Esquadrão encerrou o projeto iniciado na temporada 2018. Assim, o volante vai ganhar uma espécie de promoção e será integrado ao elenco principal quando o futebol for retomado. 

“É um sentimento triste (fim do time de aspirantes). Tínhamos amigos ali, pessoas que a gente via a dedicação no dia a dia e, infelizmente, num processo natural que vem acontecendo, o Bahia teve que tomar essa atitude. Isso faz parte da vida e torcemos para que os companheiros que foram embora tenham sucesso do mundo”, torce Ramon.

Além dele, pelo menos outros dez atletas também vão ser incorporados elenco comandado pelo treinador Roger Machado.

Aos 23 anos, Ramon chegou ao Bahia em janeiro desse ano emprestado pelo Internacional após fazer boa Série B pelo Vila Nova, em 2019. Na equipe de aspirantes, ele assumiu a titularidade rapidamente e era um dos artilheiros da equipe no Baianão, com dois gols marcados. Agora, os desafios vão ser maiores.

Sob as orientações de Roger Machado, Ramon sabe que a concorrência por uma vaga no meio-campo azul, vermelho e branco será grande. Para o setor, o time conta com Flávio, Gregore, Elton, Ronaldo e Jádson, além de Edson, que também foi promovido do antigo grupo sub-23.

“A briga por posição no futebol é algo muito normal e todos nós que estamos no meio entendemos isso. É uma briga sadia, saudável, nos treinos o professor vai tomar as decisões. Durante a temporada vamos precisar de todos, todo mundo vai ter que estar no mais alto nível para ajudar o Bahia e fazer um grupo forte”, garante o jogador.

Em casa
Com as orientações de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus, Ramon viu a sua rotina ser alterada. As idas diárias à Cidade Tricolor deram lugar aos treinos no estilo ‘home office’, que são feitos em casa sob a supervisão da equipe de preparação física do Bahia. Ele conta que os exercícios ajudam a manter a forma, mas revela algumas dificuldades para adaptar o trabalho.  

“Os treinos estão sendo passado via grupo no WhatsApp, os profissionais estão nos auxiliando, fazendo o planejamento semanal. É um pouco diferente ao que estávamos acostumados, temos treinos individuais, às vezes temos algumas dificuldades para fazer as atividades, principalmente com bola. Mas é o que temos nesse momento difícil e precisamos nos agarrar nessas coisas para voltar com o físico mais adequado possível”, explica o volante.  

Ele conta ainda o que costuma fazer para passar o tempo na quarentena: “Eu procuro fazer um pouco de tudo, estou lendo alguns livros, assistindo filmes que o pessoal está até indicando no Instagram do Bahia. Procuro ficar com a minha família, aproveitar o máximo com eles, porque nesse momento de dificuldade temos nos agarrar às pessoas que a gente gosta para passar por cima dos obstáculos”.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/historia-e-solidariedade-marcam-a-primeira-live-do-bloco-ile-aiye/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moda-comunica-mais-que-tendencias/
Representatividade  é o tema desse editorial fotografado e protagonizado por jovens negros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-sofrencia-musicas-de-arrocha-foram-as-mais-ouvidas-pelos-baianos-na-quarentena/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/devo-ou-nao-devo-usar-mascara-na-atividade-fisica-eis-a-polemica-precos-chegam-a-r-120/
Tire suas dúvidas e confira 10 máscaras esportivas disponíveis no mercado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-do-marrom-o-dia-que-daniela-mercury-superou-britney-spears-em-portugal/
Durante a apresentação de Daniela Mercury no Rock in Rio Lisboa em 2004 falei até na TV portuguesa sobre Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais