Recadastramento do SUS é prorrogado até 31 de agosto; veja passo a passo

Processo é obrigatório para receber a vacina contra a covid-19

Publicado em 12 de agosto de 2021 às 14:37

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Divulgação

Foi prorrogado até o dia 31 de agosto o recadastramento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador. O processo, que é obrigatório para todos os cidadãos, mesmos aqueles que possuem plano de saúde, é pré-requisito para que o cidadão tenha o direito de receber a vacina contra a covid-19.

Quem estiver com situação cadastral desatualizada não poderá receber o imunizante. A falta do recadastramento, inclusive, tem gerado lentidão nos pontos de vacinação.

O recadastramento é necessário porque o sistema da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança os nomes aptos a receber a vacina por meio da base de dados do SUS. Por isso, é necessário que quem tem interesse em se vacinar esteja com o cadastro completo no site.

Como fazer? Para fazer o recadastramento, é necessário acessar o site da SMS (CLIQUE AQUI) e fornecer alguns dados, como nome completo, nome dos pais, endereço, cidade de nascimento e de moradia atual, CPF, RG e telefone. O cadastro do número da Certidão de Nascimento é opcional.

Além da garantia da vacinação contra a Covid-19, o recadastramento garantem a imunização de outras campanhas vacinais, além de eventual atendimento no sistema público de Saúde e valores de repasse de verba federal ao município.

Todos os dados informados são usados exclusivamente para o recadastramento no SUS e não são expostas para mais ninguém.

Meu SUS é de outro município, e agora? Quem tem cadastramento do SUS em outro município não receberá a vacinar em Salvador antes de fazer a transferência. Neste caso, o recadastramento não ocorre pela internet, sendo necessário que o usuário vá presencialmente em uma unidade mediante agendamento prévio, apresentando comprovante de endereço atualizado no nome do titular do cartão ou parente de 1º graus (pais ou filhos).

O agendamento deve ser feito através do WhatsApp (71) 98392-3927 ou pelo site Hora Marcada. Pode haver dificuldade no agendamento por conta do alto número de procura.

Após agendar, a pessoa poderá fazer a mudança nas prefeituras-bairro ou nas UBS Mário Andréa; USF Curralinho; UBS Rodrigo Argolo; USF Prof. Eduardo B. Mamede; UBS Dr. Péricles Laranjeira; e UBS Castelo Branco.

Vale lembrar que o fato de não solicitarem o seu cartçao do SUS na hora da vacinação não é sinônimo de que qualquer pessoa sem cadastramento pode vacinar. O número da sua documentação é consultado em um sistema que informa a qual município você é vinculado, e o processo ocorre antes da aplicação da dose.