Recebeu uma multa de trânsito? Saiba como recorrer

salvador
03.05.2019, 06:00:00
(Foto: Betto Jr./Arquivo CORREIO)

Recebeu uma multa de trânsito? Saiba como recorrer

Número de multas diminuiu no primeiro trimestre de 2019 em Salvador

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O número de multas de trânsito caiu no primeiro trimestre de 2019 em Salvador. Mesmo assim, 141.513 autos de infração foram emitidos de janeiro a março deste ano na capital baiana. Quem foi multado pode pagar de imediato o valor da infração ou deixar para quitar a dívida no momento que for regularizar o IPVA. O boleto chega em casa e pode ser pago em qualquer agência bancária.

Caso o condutor resolva recorrer é preciso seguir algumas regras. O conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e advogado especialista em trânsito Osvaldo Emanuel Alves conta que os documentos, incialmente, são os mesmos para todos os condutores.

“Se estiver dirigindo o veículo, ele vai juntar cópia da carteira de habilitação, cópia do certificado de proprietário do veículo e apresentar a defesa para justificar ou explicar o porquê de estar com excesso de velocidade. Então, ele dá entrada na Transalvador e acompanha através do sistema eletrônico”, afirmou.

Os argumentos usados para contestar os valores dependem das circunstâncias de cada caso, mas terão que ser comprovados. “Existem situações em que a Transalvador reconhece que houve uma falha no sistema, multa indevida, ou que a placa do veículo vai para um motorista cuja propriedade não é mais dele. Cada caso é um caso”, disse.

Alguns argumentos usados por escritórios de advocacia é falta de sinalização da via, falhas no equipamento e o fato do condutor não ser reincidente. A advogada Tâmara Neves presta defesa e consultoria na área de trânsito e contou que é importante que as pessoas procurem um profissional antes de recorrer da multa.

“Quando chega o auto de infração em casa, ele pode ir direto no órgão e preencher o formulário, mas seria mais seguro ele procurar um advogado”, afirmou. 

O erro mais comum, para ela, é a notificação chegar até o cliente depois do prazo, que é de 30 dias após a infração. Caso o motorista recorra e perca, ele ainda pode ir à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), que vai avaliar porque ele perdeu o recurso.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais