Recebeu uma multa de trânsito? Saiba como recorrer

salvador
03.05.2019, 06:00:00
(Foto: Betto Jr./Arquivo CORREIO)

Recebeu uma multa de trânsito? Saiba como recorrer

Número de multas diminuiu no primeiro trimestre de 2019 em Salvador

O número de multas de trânsito caiu no primeiro trimestre de 2019 em Salvador. Mesmo assim, 141.513 autos de infração foram emitidos de janeiro a março deste ano na capital baiana. Quem foi multado pode pagar de imediato o valor da infração ou deixar para quitar a dívida no momento que for regularizar o IPVA. O boleto chega em casa e pode ser pago em qualquer agência bancária.

Caso o condutor resolva recorrer é preciso seguir algumas regras. O conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e advogado especialista em trânsito Osvaldo Emanuel Alves conta que os documentos, incialmente, são os mesmos para todos os condutores.

“Se estiver dirigindo o veículo, ele vai juntar cópia da carteira de habilitação, cópia do certificado de proprietário do veículo e apresentar a defesa para justificar ou explicar o porquê de estar com excesso de velocidade. Então, ele dá entrada na Transalvador e acompanha através do sistema eletrônico”, afirmou.

Os argumentos usados para contestar os valores dependem das circunstâncias de cada caso, mas terão que ser comprovados. “Existem situações em que a Transalvador reconhece que houve uma falha no sistema, multa indevida, ou que a placa do veículo vai para um motorista cuja propriedade não é mais dele. Cada caso é um caso”, disse.

Alguns argumentos usados por escritórios de advocacia é falta de sinalização da via, falhas no equipamento e o fato do condutor não ser reincidente. A advogada Tâmara Neves presta defesa e consultoria na área de trânsito e contou que é importante que as pessoas procurem um profissional antes de recorrer da multa.

“Quando chega o auto de infração em casa, ele pode ir direto no órgão e preencher o formulário, mas seria mais seguro ele procurar um advogado”, afirmou. 

O erro mais comum, para ela, é a notificação chegar até o cliente depois do prazo, que é de 30 dias após a infração. Caso o motorista recorra e perca, ele ainda pode ir à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), que vai avaliar porque ele perdeu o recurso.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sujo-de-oleo-filhote-de-tartaruga-e-encontrado-morto-em-vilas-do-atlantico/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-funcionario-do-domingao-do-faustao-ganha-acao-contra-globo/
Renatinho irá receber R$ 813.449,32 de indenização
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/briga-de-zeze-e-zilu-inspira-musica-de-wanessa-camargo/
Clipe tem até atores fazendo papel dos pais da cantora
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/so-sairemos-das-praias-depois-que-estiverem-100-limpas-garante-prefeito-acm-neto/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hoje-sei-o-que-e-depressao-funcionarios-da-petrobras-fazem-desabafo/
Relatos são de famílias destruídas e gente que precisou de ajuda psicológica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-pedreiros-quebrando-coluna-de-predio-pouco-antes-do-desabamento/
Síndica do prédio, que acompanhava obra, continua desaparecida nos escombros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tiago-iorc-estreia-turne-acustico-mtv-na-bahia-neste-fim-de-semana/
Cantor faz shows em Feira de Santana e Salvador e apresenta inéditas do álbum Reconstrução
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/petrobras-sera-multada-em-r-300-mil-caso-realize-novas-transferencias-na-bahia/
Decisão foi comemorada por funcionários, que aplaudiram oficial de justiça na Torre Pituba; assista
Ler Mais