Receita apreende brinquedos e eletrônicos falsificados em Conquista

Operação é realizada na manhã desta quinta-feira; balanço só será divulgado ao final das apreensões

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2021 às 11:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Receita Federal

A equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal realiza, na manhã desta quinta-feira (20), uma operação para apreender brinquedos, acessórios para celular e artigos eletrônicos falsificados, com uso indevido de marcas conhecidas, em três estabelecimentos do centro comercial de Vitória da Conquista (BA). Os produtos foram identificados por meio de técnicas de análise de risco e diligências nos estabelecimentos.

De acordo com a Receita Federal, essas mercadorias são retiradas do mercado para coibir a concorrência desleal com os comerciantes que vendem produtos originais, com o valor de mercado. "Trata-se também de uma forma de proteger o consumidor, uma vez que as mercadorias são adquiridas como se fossem originais e podem ser, inclusive, nocivas à saúde", diz o comunicado enviado pelo órgão. Como a operação ainda está em curso, não foram divulgados volume nem valor estimado dos produtos apreendidos.

A Receita Federal alerta ainda que os brinquedos não certificados podem soltar pedaços pequenos, o que representa um risco para as crianças. "Fora isso, alguns países usam tinta feita à base de chumbo, que é um produto cancerígeno. As baterias de celular falsificadas são mais propensas a vazamento e podem até explodir".