Reconhecimento facial localiza traficante no Elevador Lacerda

Outro foragido por tráfico em Jaguaquara foi preso em estação de metrô na capital

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2019 às 19:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/SSP

O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) identificou um homem procurado por tráfico de drogas, nesta quinta-feira (1º), no Elevador Lacerda. Vanderson da Cruz Cerqueira estava com mandado de prisão em aberto quando foi reconhecido. 

O foragido caminhava pela área de acesso às cabines quando o sistema gerou um alerta. O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) imediatamente acionou uma guarnição do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico), que fica próximo ao local. Os PMs foram até o cartão portal e prenderam Vanderson. Sistema dá alerta quando vê rosto cadastrado (Foto: Divulgação) Ele foi levado para a Central de Flagrantes, onde foi cumprido o mandado expedido pela 3ª Vara de Tóxicos de Salvador. 

Mais cedo, outro foragido foi identificado pela tecnologia. Zaires Venicius dos Santos Silva estava na estação Acesso Norte do metrô quando foi preso.

Ele tinha mandado de prisão em aberto em Jaguaquara por tráfico de drogas. Zaires foi levado para a Central de Flagrantes pela 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sendo depois encaminhado para a sede da Polinter. (Foto: Divulgação) Ao todo, são 46 criminosos identificados e presos com o novo sistema. A tecnologia foi implementada em dezembro de 2018 e já foi usada em grandes eventos, como Carnaval, Micareta de Feira e Copa América 2019.