Rede Vila Galé planeja implantar hotel no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 10 de abril de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Palácio Rio Branco foi residência oficial de antigos governadores (Divulgação) O Palácio Rio Branco, no Centro Histórico, deverá abrigar um hotel do grupo português Vila Galé. Desde o começo desta semana, integrantes da equipe da bandeira hoteleira têm inspecionado as dependências do prédio - construído no século 16 e reinaugurado em 1919 – fazendo medições e análises para formular uma proposta de ocupação para apresentar ao governo da Bahia, que já sinalizou que cederá este e outros prédios históricos a grupos hoteleiros interessados em se instalar naquela região. Com a concretização deste projeto, o grupo passará a contar com quatro unidades na Bahia: em Ondina, Guarajuba e ainda o resort Vila Galé Costa do Cacau que está previsto para ser inaugurado em 2021.  Interior do palácio é aberto à visitação pública (Divulgação) Caminho aberto O secretário de Turismo do estado, Fausto Franco, confirma o interesse das partes e a passagem da equipe do grupo português pelo palácio, mas diz que o projeto “ainda é embrionário”. Procurada, a rede Vila Galé confirma que está em busca de uma área no Centro Histórico, mas diz que o foco agora é o resort. “A Vila Galé busca constantemente trazer novidades e inovações no Brasil. Apostamos e acreditamos no desenvolvimento do potencial turístico da Bahia e confirmamos que estamos à procura de uma área no Centro Histórico de Salvador. Entretanto, reforçamos que ainda não há nada concreto neste projeto”, afirma José António Bastos, Diretor de Operações Brasil da rede portuguesa.

Design grifado  A Portobello vai fazer o lançamento da sua nova coleção de cerâmicas da linha Pointer, no próximo dia 17, às 18h, no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. A criação é do arquiteto Maurício Arruda, apresentador do programa Decora, do canal GNT. O evento é exclusivo para convidados.

Carreira solo Um dos mais respeitados percussionistas do país, o baiano Gustavo di Dalva, que tem no currículo shows com Gilberto Gil e David Byrne, vai lançar seu primeiro disco solo. Globacidade foi gravado entre Nova York, Salvador e Rio de Janeiro, com produção assinada pelo próprio Gustavo. O álbum deve chegar às plataformas digitais ainda este primeiro semestre.  Antes, no próximo dia 15, o músico lança, nestes canais, o single Joia Rara. O percussionista Gustavo di Dalva lança disco solo (Divulgação) Letras na praia Um time de peso da literatura brasileira deve desembarcar na Praia do Forte entre os dias 2 e 5 de maio para a primeira edição da FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte.  Já estão confirmados pela curadora Alice Ruiz, os autores Antonio Cícero, Capinam, Ricardo Peruchi, Mariana Paiva e Edgard Abbehusen, dentre outros. Escritora baiana Mariana Paiva, radicada em São Paulo, estará na FLIPF (Foto:Iracema Chéquer/Divulgação) Festa no apê O promoter Ginno Larry vai reunir em clima de sunset, um grupo de  convidados para festejar os três anos de seu site, nesta sexta-feira (13), às 16h, na suíte presidencial do Wish Hotel da Bahia. Festeiro como é, já garantiu as presenças de DJs como Mel Angelim, Léo Melo, Gueri e Chell, além de pocket show de VictorAvila.  O promoter Ginno Larry vai festejar três anos de seu site (Divulgação) 3 X 4 GENTE BOA Záira Thati retorna à música após firmar sua empresa (DIvulgação) Depois de um longo hiato na carreira musical, período que aproveitou para investiu na sua empresa de restauração de peças de prata (a Záira Nobres Metais, ainda na ativa), a administradora de empresas e cantora Záira Thati, não resistiu aos apelos da música. Esta semana, a artista lançou o samba Quem é você (maravilhoso, por sinal), de autoria do compositor Davi Salles, com arranjo e produção do violonista Marcos Bezerra, que já produziu trabalhos para alguns sambistas de renome nacional como Mariene de Castro e Beth Carvalho. A decisão de retomar a carreira, segundo ela, chegou depois de receber um convite do produtor musical e radialista, Jota Zô, para participar do projeto Mulheres que Encantam e Cantam Samba. A música Quem é você? é um samba clássico que reúne melodia forte, sensibilidade poética e resgata o lirismo dos sambas históricos, aliado a um arranjo dançante. E, cá pra nós, a interpretação de Záira é marcante. Que venham outros sambas! Ouça a música aqui:

Festa adiada Marta Góes transferiu sua feijoada, que seria no próximo domingo (14) para o dia 28, no mesmo local, o cerimonial Cloc, na Avenida Contorno. A promoter avisa que quem já comprou e não puder ir nesta data deve procurar o canal de venda sympla.com.br pra devolução do dinheiro. 

Mais +  O governo do estado estuda a possibilidade de dar isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a bares, hotéis e restaurantes do Centro Histórico de Salvador. A ideia é ocupar os lugares para diminuir a violência. A proposta é boa para revitalizar a região, só não podem esquecer que a violência ocupa toda a cidade. Melhor dizendo, todo o território baiano. 

Menos –  Com quase 13 milhões de desempregados, uma economia que não dá sinais de melhora, e agora vem a unidade fabril da Ford na Bahia anunciar um programa de demissão voluntária para adequar seu quadro de funcionários a demanda do mercado! Isso quer dizer que nem a indústria acredita em dias melhores!