Referência mundial em autoconhecimento participa de atividade com alunos em Itapuã

Francês Jean-Yves Leloup é convidado de simpósio em Salvador nesta sexta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 21:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação
. por Foto: Divulgação

Alunos de uma escola particular no bairro de Itapuã, em Salvador, tiveram um encontro especial na manhã desta quinta-feira (13), com o escritor e filósofo francês Jean-Yves Leloup, que é referência mundial em Psicologia e Espiritualidade. 

Antes do início das aulas, crianças e adolescentes ficaram voltados para o centramento interior, numa atividade silenciosa acompanhada por Leloup, que é PhD em Psicologia Transpessoal e participa de um simpósio Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento: Nada Ocorre, que acontece nesta sexta-feira (14) e sábado (15).

Pioneira na prática meditativa no ambiente escolar, a Ananda Escola e Centro de Estudos promove 30 minutos de exercícios diários com os alunos. 

“Para mim, é uma bonita descoberta observar as crianças meditarem antes das atividades. Algo muito bonito mesmo”, elogiou Leloup, que é um dos principais conferencistas do mundo na temática da Psicologia e Espiritualidade.

Nascido na cidade de Angé, na França, em 1950, Leloup diz ter tido morte clínica aos 20 anos de idade. Foi nesta ocasião que descobriu o valor da meditação. “Descobri que havia outra coisa além do corpo material. Aí me perguntei o que era essa realidade que não morria. E como experimentar esta realidade em um corpo mortal. A prática da meditação é uma maneira de encontrar este espaço”, comentou. 

[[galeria]]

Presidente da Universidade Holística Internacional de Paris, orientador do Colégio Internacional dos Terapeutas, Leloup tem mais de 50 livros publicados. 

Sua obra incentiva a ampla meditação sobre as realidades espirituais no cotidiano da vida moderna. 

Estimula também uma formação transdisciplinar, uma integração entre as várias dimensões do conhecimento. 

Para os interessados no autor e na temática, Jean-Yves Leloup irá ministrar palestra magna de abertura do 13º Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento: Nada Ocorre. 

Promovido pela Fundação Ocidemnte – Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais e pelo Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO), o evento será realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela. 

Além de Leloup, os professores Francisco Di Biase (RJ), Francisco Fialho (SC) e Paulo Zabeu (SP), além dos baianos Kiko Kislanky e Maribel Barreto, integram a programação.

O evento é destinado a estudantes e profissionais dos mais diversos setores, especialmente aqueles envolvidos, direta ou indiretamente, em atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas ao estudo da consciência e do autoconhecimento. As inscrições podem ser efetuadas online clicando aqui.