Rei da Tailândia abandona quarentena em harém para participar de festa em Bangkok

Monarca estava hospedado na Alemanha acompanhado de 20 mulheres

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2020 às 10:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, também conhecido como Rama X, abandonou sua quarentena em um hotel na Alemanha para curtir uma festa em Bangkok, capital do país asiático. Segundo o The Sun, a fugidinha aconteceu neste fim de semana e o evento em questão celebrou o aniversário da atual dinastia, iniciada em 1782.

De acordo com o jornal alemão "Bild", Rama X, de 67 anos, está acompanhad de 20 mulheres em uma espécie de harém instalad no Grand Hotel Sonnenbichl, em Garmisch-Partenkirchen (Baviera, Alemanha). O rei teria pago para que o hotel continuasse funcionando apenas para ele e a sua comitiva.

Não se sabia se o rei estava hospedado na companhia de alguma das suas quatro esposas. Porém Rama X foi visto na Suíça com a rainha Suthida, com quem retornou a Bangkok para a festa.

Rama X teria, segundo o "Bild", mandado embora para a Tailândia mais de 100 funcionários da sua comitiva após alguns deles apresentarem sintomas de contágio do coronavírus.

Rama X foi coroado em maio do ano passado após a morte do pai. A cerimônia de coroação durou seis horas e custou o equivalente a R$ 160 milhões. O monarca tem fama de excêntrico. Uma das suas decisões mais controversas, ele nomeou marechal o seu poodle. Em 2015, Foo Foo teve funeral budista, que durou quatro dias.

A terceira esposa, uma ex-garçonete, vinha sendo mantida em sigilo até que, em 2005, ele deu à luz um filho do rei. A quarta é uma ex-guarda-costas do monarca.

Na Tailândia, ofender o rei pode dar prisão de até 35 anos.