Repórter da CNN Jairo Nascimento relata racismo em clube de São Paulo

Caso aconteceu no Clube Pinheiros e jornalista se recusou a concluir reportagem

Publicado em 21 de março de 2021 às 20:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: reprodução Instagram

O repórter da CNN Jairo Nascimento foi alvo de racismo no Clube Pinheiros, em São Paulo. Ele e a equipe da emissora iam fazer fazer uma reportagem sobre atletas olímpicos na pandemia.  

Ao chegar ao local, Nascimento foi recebido pela diretora-adjunta de comunicação do clube, Ana Paula Adamy, que perguntou quem era o repórter encarregado e duvidou da resposta quando a ouviu. 

Segundo o jornalista, Ana Paula e outro diretor identificado como Fábio questionaram a isenção da reportagem, temendo que fosse caracterizada como tendenciosa. A reportagem acabou sendo cancelada. 

Outras pessoas já afirmaram ter sido vítimas de racismo no Clube Pinheiros. Foi o caso do medalhista de ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística Ângelo Assumpção, vítima de racismo pelos colegas. A também ginasta Jackelyne Silva, que morreu em janeiro de 2019 aos 17 anos, foi despedida dias antes por meio de uma mensagem no WhatsApp. Os pais disseram que o tratamento é resultado de um comportamento discriminatório comum aos atletas bolsistas. Já a advogada Roberta Loria fez uma denúncia em 2015 sobre a exigência da instituição de que as babás que acompanham as crianças sócias estejam vestidas de branco.