Representantes de distritos baianos planejam marcha para pedir emancipação

satélite
01.08.2018, 05:00:00
Atualizado: 01.08.2018, 09:47:59

Representantes de distritos baianos planejam marcha para pedir emancipação

Um grupo formado por representantes de sete distritos que lutam pela emancipação na Bahia planeja realizar uma mobilização em Brasília para pedir a aprovação do projeto de lei que autoriza a criação de novos municípios. Entre os membros estão integrantes das localidades de Rosário (que pertence a Correntina), Laje dos Negros (Campo Formoso), Humildes (Feira de Santana), Stela Dubois (Jaguaquara), Açude da Torre (Mata de São João), Arraial D’Ajuda (Porto Seguro) e Taboquinhas (Itacaré). Eles estão entre os cerca de 20 distritos que reúnem condições, pelas regras previstas no projeto, para conseguirem a emancipação. Com o retorno dos trabalhos na Câmara dos Deputados, hoje, o objetivo do grupo é, ainda em agosto, fazer uma marcha à capital federal, mobilizando representantes de outros distritos.

Pressão
Em maio passado, representantes de Rosário, Laje dos Negros e Humildes estiveram em Brasília para pressionar os deputados baianos pela votação da matéria.

Liderança
A Bahia é o estado com maior número de vereadoras pretas ou pardas. De acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), das 551 vereadoras baianas, 375 são pretas ou pardas. Em segundo vem Minas Gerais, com 304 casos, seguido pelo Maranhão (262) e pelo Piauí (240). Em todo o Brasil, são 2.872 mulheres pretas ou pardas nas câmaras num universo de 7.809 vereadoras - o que representa 36,7% do total. Em 2016, foram eleitos 57.419 vereadores em todo o Brasil – ou seja, 13,6% são mulheres, sendo que 5% são pretas ou pardas, conforme a pesquisa. 

Denúncia aceita
O prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia (PSD), virou réu em uma ação penal ajuizada pelo Ministério Público estadual (MP) por irregularidades em licitações e desvios de recursos do município. O processo tramita na Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e foi recebido pela maioria dos votos dos desembargadores. Se condenado, ele pode pegar de três a cinco anos de prisão. 

Suplência
O deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) quer uma mulher em pelo uma das duas vagas de suplente para a disputa pelo Senado. Uma delas deve ficar com o PSDB, enquanto a outra é negociada com partidos que compõem a base oposicionista. Se nenhuma aliança avançar, os dois nomes serão tucanos.

"Quando o Brasil cresceu, a Bahia ficou atrás de Pernambuco e Ceará. Quando veio a crise, caímos mais que a média nacional. Com a atual retomada, nossa economia ainda não deu sinais de recuperação", José Carlos Aleluia, deputado federal, do DEM, ao afirmar que o PIB da Bahia caiu 8,2% em 2015 e 2016 e, em 2017, a indústria baiana apresentou o pior desempenho do país (-1,7%). Além disso, segundo ele, o estado é o terceiro em desemprego no país

Pílula
Nova rodada -
O conselho político do governador Rui Costa (PT) volta a se reunir hoje para tentar encontrar um consenso em torno das coligações proporcionais. Embora alguns pontos já tenham sido resolvidos, outros seguem sem acordo. O principal é quanto ao desejo de Avante e Podemos terem coligações independentes.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/incendio-destroi-igreja-de-monte-santo-imagem-de-jesus-cristo-fica-intacta/
Cidade não tem corpo de bombeiros e moradores apagaram o fogo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-9-dias-internado-mc-sapao-morre-ao-40-anos-de-pneumonia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nino-curte-parodia-feita-pela-torcida-e-foca-na-final-do-baiano/
Bahia decide o estadual contra o xará de Feira no domingo (21), às 16h, na Fonte Nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/show-em-praia-do-forte-reune-wesley-safadao-gabriel-diniz-e-banda-eva/
As apresentações acontecem nesta sexta (19) e esquentam o clima do São João no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thais-fersoza-diz-que-filhos-nao-vao-ganhar-ovos-de-chocolate-na-pascoa/
A atriz prepara trufas com tâmaras, ameixas, nozes, amêndoas e cacau em pó
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gloria-bell-mostra-que-ha-muita-vida-alem-dos-50-anos/
Julianne Moore é a protagonista em remake de comédia chilena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jason-momoa-faz-a-barba-pela-primeira-vez-em-sete-anos/
A campanha tem o objetivo de difundir o uso de alumínios recicláveis
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imagens-mostram-jogador-daniel-sendo-empurrado-ao-sair-de-boate/
Segurança contou que ele tentou "importunar menina"; cena é de horas antes de crime
Ler Mais