‘Revoguei decretos onde não existia proibição’, diz prefeito sobre retirada de máscaras

salvador
07.04.2022, 12:09:54
(Valter Pontes/Secom)

‘Revoguei decretos onde não existia proibição’, diz prefeito sobre retirada de máscaras

Bruno Reis afirmou que liberações não passaram por cima dos decretos estaduais

Depois de liberar o uso de máscara em ambientes fechados, o prefeito Bruno Reis fez questão de ressaltar que não desrespeitou qualquer decreto estadual com a medida. Em coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (7), o gestor municipal disse que houve um ruído em relação a como foi feita a desobrigação do uso das máscaras nestes locais.

“Eu apenas adequei os decretos da prefeitura aos estaduais. O estadual estabelece um rol de locais em que é proibido [não usar máscara]. Eu mantive isso nos decretos e revoguei os decretos para os locais onde não existe essa proibição por parte do governo, somente isso", afirmou. 

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o uso das máscaras em Salvador

Questionado sobre o que a prefeitura entende como medida mais correta para o atual estágio da pandemia, o prefeito não escondeu que é a favor da desobrigação do uso de máscaras em todos os espaços.

"Defendo retirada total [de máscaras] em escola, shopping e em todos os lugares. Estamos com todos os dados em queda. Porém, o estado entende de forma diferente e o decreto dele se sobrepõe ao da prefeitura. Não vamos brigar por conta disso", ressaltou Reis.

O prefeito disse ainda que pretende sair da pandemia trabalhando da mesma forma como entrou, sem deixar de lado a parceria com a gestão estadual em relação a ações de combate ao coronavírus.

"Nós tomamos as medidas em conjunto desde o início da pandemia e quero terminar assim. Por mim e pelos números, já não há necessidade em Salvador de uso obrigatório de máscara Porém, o governo quis manter algumas restrições e, nos locais que ele determinou isso, eu acompanhei”, completou.

As falas de Bruno Reis aconteceram durante evento que lançou, nesta quinta-feira, a Operação Chuva 2022. Os detalhes de ações para plantio de árvores e proteção de áreas de riscos foram apresentados por ele e pelo titular da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo.

Em Castelo Branco, onde aconteceu o evento e a coletiva, também foram realizadas a entrega da geomanta de proteção da encosta da via e a assinatura da ordem de serviço para requalificação das escadarias do bairro. 

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas