Rodoviários da antiga CSN fazem protesto na Estação da Lapa

Ônibus ficaram sem sair

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2022 às 12:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Rodoviários da antiga concessionária CSN fizeram um protesto no início da tarde desta quarta-feira (13), bloqueando a saída da Estação da Lapa. Eles querem receber a rescisão e alegam que teriam uma reunião nesta manhã com o prefeito Bruno Reis, que não aconteceu. Procurada, a prefeitura diz que não havia nenhum encontro marcado e não há nenhuma reunião à vista. 

Os trabalhadores dizem que estão passando fome e pedem a volta das negociações sobre o assunto.  A Guarda Municipal acompanhou o protesto, que impediu a saída de ônibus. 

Em nota, a prefeitura reafirmou que buscou intermediar a negociação para venda dos terrenos da CSN, já que o valor será usado para pagar os ex-funcionários. Por se tratar de propriedade privada, contudo, cabe à próopria empresa conduzir o pagamento, destaca. 

Além disso, em maio o prefeito Bruno Reis se encontrou com os ex-funcionários e informou que todo processo poderia levar até 90 dias, por conta dos trâmites burocráticos. A prefeitura diz ainda que impedir a livre circulação de pessoas não resolve a situação, criticando a manifestação.

Intervenção  A prefeitura de Salvador decretou intervenção na CSN em junho de 2020, por irregularidades no contrato. Depois disso, 2,8 mil funcionários da empresa foram contratados via Reda pela prefeitura. Em março de 2021, o contrato com a CSN foi rescindido e outras empresas assumiram a maior parte da mão de obra, mas segundo o Sindicato dos Rodoviários cerca de 800 deles não foram reaproveitados, ficando desempregados.

Eles também não foram indenizados, com o pagamento dependendo da venda de terrenos da CSN. A Coordenadoria de Execução e Expropriação (CEE) do Tribunal Regional da 5ª Região (TRT-5) já publicou edital referente à alienação judicial por iniciativa particular para a venda de dois terrenos pertencentes ao grupo Transportes Urbanos SPE (CSN). Situados no bairro Granjas Rurais Presidente Vargas, em Salvador, a área total dos dois imóveis é de 12.277m².