Roger enaltece triunfo do Bahia: 'Estratégia funcionou novamente'

e.c. bahia
23.05.2019, 10:50:00
Atualizado: 23.05.2019, 10:50:52
Gregore vibra com o gol marcado por Élber (Felipe Oliveira / EC Bahia)

Roger enaltece triunfo do Bahia: 'Estratégia funcionou novamente'

Tricolor apostou no contra-ataque e ganhou do São Paulo por 1x0 no Morumbi

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O Bahia conseguiu uma vantagem considerável nas oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o São Paulo no jogo de ida por 1x0, no Morumbi, na noite de quarta-feira (23). E o técnico Roger Machado creditou o resultado à aplicação tática do time, que se fechou no campo de defesa e explorou os contra-ataques.

“O sistema defensivo se comportou bem, à medida que houve sacrifício, principalmente dos três jogadores de meio e dos dois atacantes de beirada, que se sacrificaram bastante para que a primeira linha estivesse sempre postada para impedir as bolas infiltradas com mais qualidade, que o São Paulo tem. Aí conseguimos controlar boa parte do tempo. Dá ansiedade, com a bola mais perto do seu gol, ainda mais que eu gosto de propor o jogo. Mas tem que entender a competição”, explicou Roger, que foi tricampeão da Copa do Brasil pelo Grêmio e uma vez pelo Fluminense, todas como jogador. 

Mais uma vez, o Bahia abriu mão da escalação com um meia de criação e entrou com três volantes em campo – Gregore, Elton e Douglas Augusto. O mesmo havia acontecido no empate de 0x0 com o mesmo São Paulo pela Série A, no domingo.

“A estratégia funcionou novamente. A gente já havia, no Brasileiro, no empate, feito ela funcionar bem, talvez com um pouco mais de contundência nas oportunidades criadas. Hoje a gente controlou bem os espaços, tirando as movimentações do São Paulo, que tem um time leve, hábil. (...) No Brasileiro, tivemos mais contragolpes, mas não fomos eficientes. Hoje o que criamos conseguimos o gol, que deu o triunfo”, comparou Roger.

Élber marcou o único gol do jogo, após pegar a sobra de uma jogada disputada por Rogério. Este, por sinal, entrou no lugar de Fernandão no decorrer da partida e fez uma função diferente da que costuma ser escalado. Ao invés de jogar como ponta, atuou centralizado no ataque.

Roger explicou a substituição: “Fernandão tem uma característica de pivô, como jogador de referência, mesmo com campo à frente, ele tem mais dificuldade, é para ser acionado. Quando conseguimos chegar lateralmente, ele pode disputar a bola na área. Quando a gente troca e bota um jogador mais leve, Rogério já atuou muito como 9 sem ser de referência. O jogo acaba, com o espaço e a característica do atleta, fluindo melhor nessa questão”, argumentou.

O resultado dá ao tricolor baiano a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta, dia 29, às 21h30, na Fonte Nova. Como o gol fora de casa não é critério de desempate, em caso de qualquer derrota por um gol de diferença a decisão irá para os pênaltis.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais