Roubo de carros assusta moradores do Imbuí

Apesar das queixas, SSP-BA afirma que houve redução no número de casos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de março de 2019 às 17:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Um dia depois de um assaltante ser morto por um policial ao tentar roubar o carro dele no Imbuí, em Salvador, os moradores contaram que esse tipo de crime é comum no bairro. Assustada, uma administradora, que pediu para não ser identificada, disse que se mudou com medo da violência.

“Não há segurança nenhuma no bairro. Cansamos de ver vários assaltos da janela do prédio. Meu marido quase foi vítima também, mas conseguiu escapar. Os bandidos agem em qualquer horário. Geralmente, esperam os moradores se aproximarem do carro para anunciar o assalto”, contou.

Apesar de ter se mudado, ela ainda mantém um apartamento no Imbuí e contou que os casos de roubo são sempre relatados nos grupos de amigos. “Consegui alugar logo o apartamento porque é um bairro que tem muitas faculdades, mas a gente não vê uma viatura nas ruas”, disse.

Na tarde dessa quinta-feira (14), dois homens, ainda não identificados, tentaram roubar um carro Fiat Mobi no bairro, mas foram surpreendidos. A vítima era um policial militar de Sergipe que está de férias em Salvador. O PM reagiu ao assalto e matou um dos bandidos. O outro conseguiu escapar.

Número de roubos Apesar das queixas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que o número de roubos de carro em Salvador caiu 19,5% em janeiro de 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 466 ocorrências registradas na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) em janeiro de 2018 contra 375 em janeiro último.

Segundo a SSP, a prisão de quadrilhas especializadas em adulteração de veículos, como modificação de numeração de chassis, e em desmanche de carros contribuiu para o decréscimo de roubos no primeiro mês do ano. A instituição ainda não reuniu os números de fevereiro e março.

Um levantamento feito pelo CORREIO com base nos boletins de ocorrência da SSP mostrou que do dia 1º de fevereiro até o dia 15 de março deste ano 252 carros foram levados por bandidos em Salvador e na Região Metropolitana, sendo 191 roubos e 61 furtos de veículos. Nesse mesmo período, foram recuperados 26 carros.

O primeiro caso no Imbuí, registrado nessa estatística, aconteceu no dia 15 de fevereiro, às 17h45, quando bandidos levaram um Ford Fiesta, de cor prata. Houve um segundo caso no dia 7 de março, às 5h40, com o roubo de um Prisma branco. A última ocorrência aconteceu na quarta-feira (13), quando assaltantes roubaram um Fox branco, por volta das 16h, no bairro.

A situação desta quinta, envolvendo o PM de Sergipe, está sendo investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A Polícia Civil informou que a ocorrência foi tipificada como legítima defesa e que ainda não há informações sobre o paradeiro do bandido que conseguiu escapar.

A Polícia Militar de Sergipe informou que o policial estava de folga em Salvador e que não tem mais detalhes sobre a ocorrência. 

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) informou que o corpo do outro assaltante segue no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), no bairro dos Barris. Até o início da tarde desta sexta-feira (15) ele ainda não havia sido identificado.

Policiamento Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento no Imbuí é realizado de forma ostensiva e preventiva pela 39ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Imbuí/ Boca do Rio) em ruas, avenidas, pontos de ônibus, entre outras regiões.

“A unidade ainda emprega o policiamento por meio das operações Corredor Turístico de Salvador (CTS) e Cooper com duplas de PMs posicionadas em pontos estratégicos nas imediações do Imbuí. As ações contam também com a Base Móvel de Segurança e o reforço de guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da unidade e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Altântico e das Operações Gêmeos e Apolo”, diz a nota.

A corporação orienta que as vítimas que observarem suspeitos, ou ações delituosas no local, liguem para o 190 e informem a situação. A corporação frisou a importância das vítimas registrarem queixa na Delegacia, porque o policiamento é estabelecido de acordo com a mancha criminal.