Roupinha faz bem para os cães? Especialista tira dúvidas sobre o tema

Em cidades como Salvador, elas podem atrapalhar mais do que ajudar

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 11 de abril de 2019 às 15:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Não importa o pet shop que você visite: com certeza, ele terá uma área com algum tipo de roupinha para cachorros - desde acessórios, como lacinhos e gravatas, até vestidinhos, terninhos e mil e uma fantasias. Mas será que esses looks, muitas vezes tão fofos, podem fazer algum mal para seu bichinho? Com a ajuda da médica veterinária Indira Trüeb, especialista na área de dermatologia, tiramos algumas dúvidas sobre os apetrechos. Confira: É preciso ter cuidado com o vestuário canino: os bichos podem ter hipertermia (Foto: Shutterstock/Reprodução) Quais os tecidos mais indicados para roupas de cães?

Os mais indicados são sempre os de algodão, pois têm menor chance de reação alérgica e são, geralmente, mais frescos.

Há algum tecido que possa trazer  problemas aos cães, como alergias? 

Alguns cães tem maior sensibilidade na pele e, consequentemente, maior chance de desenvolver alergias. Nesses animais, deve-se sempre evitar o uso de roupinhas, evitando, também, problemas. Porém, as reações alérgicas são muito individuais - então todo bicho pode desenvolver alergia a um tipo de tecido especifico.

Existem partes do animal que não devem ser cobertas?

Não há um local em que seja contraindicada a cobertura, exceto cabeça e rosto. No entanto, deve-se tomar cuidado com roupas muito apertadas, que possam incomodar ou sufocar o animal. Além disso, alguns bichos não se sentem confortáveis com roupas nas patas ou rabo - então, para não haver estresse desnecessário, é melhor evitar.

Há algum tipo de cão que deve evitar usar roupas - como os que já têm pelos longos ou os que estão em um quadro de obesidade, por exemplo?

A obesidade não é um fator excludente para o uso de roupas, mas devemos sempre lembrar que animais com mais gordura perdem menos calor, então há o risco maior de hipertermia. Não aconselho o uso de roupinhas em bichos alérgicos, raças com pelagem mais densa (Spitz, Chow Chow, Akita, Husky, por exemplo), salvo em situações específicas e por período determinado (pós cirúrgico, com ferimentos em cicatrização ou que não possam ter acesso a certa área do corpo por indicação do médico veterinário). Animais alérgicos podem desenvolver dermatites de contato e os de pelagem mais densa sofrerão com superaquecimento. Os de pelo longo sofrem com o embaraçamento, mas não há uma contraindicação pelo tamanho da pelagem. Segundo Indira Trüeb, quanto menos cobrir o corpo do bicho, melhor (Foto: Shutterstock/Reprodução) Considerando o clima de Salvador, as roupas podem, além da estética, trazer algum tipo de benefício?

Não. Por ser uma cidade quente, não há indicação do uso de roupinhas, exceto em situações pedidas pelo médico veterinário. Em dias mais frios, pode-se usar uma camiseta leve em animais pequenos, mas sempre ficar atenta ao comportamento do animal. Se observar incômodo por calor, é melhor tirar. Nunca usar casacos ou roupas de lã ou tecidos mais densos. Eu, particularmente, não indico o uso aqui em Salvador.

Mesmo em um dia mais frio da cidade?

Salvo as raças pequenas, os cães têm uma excelente capacidade de manutenção da temperatura corporal. A necessidade vai depender do porte, temperamento e camada de gordura do animal. Geralmente, não é necessário.

Caso o tutor ainda queira, em um período de calor, vestir seu cão com uma roupinha, isso pode gerar algum problema?

Sim: a hipertermia. Em muitos casos, o animal vem a óbito por excesso de calor, então é extremamente importante respeitarmos os limites deles. Além da pele e gordura, eles ainda têm os pelos que os protegem da perda de calor - assim, não há motivos para preocupação. Nós usamos roupas por convenção social, os cães não precisam disso. É melhor evitar para não causar problemas graves que comprometam a saúde do pet. Também lembre, quando está muito quente, de nunca sair com os cães na rua. O mesmo para quando estiver muito frio. O ideal é manter o animal em temperatura ambiente confortável - assim não será necessário uso de roupas ou adereços diariamente. 

E se for apenas para tirar uma foto? O cão pode usar a roupa?

Para fotos e ocasiões especiais, a roupinha está liberada. Mas é bom ficar atenta aos animais alérgicos, aos que já têm problemas de pele e aos que têm a pelagem mais densa. 

Qual seria a melhor opção, então, para enfeitar o cão? Lacinhos/gravatas?

Sim! Pode usar camisetinhas ou vestidinhos leves - mas quanto menos abafar o corpo, melhor.