Rui Costa faz reunião online com prefeitos de 400 municípios

Foram discutidas medidas que os gestores devem tomar para prevenir avanço do Coronavírus

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Harfush
  • Vinicius Harfush

Publicado em 18 de março de 2020 às 17:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O governador Rui Costa realizou na tarde desta quarta-feira (18) uma reunião online com prefeitos de diversos municípios da Bahia para tratar de medidas de prevenção contra a pandemia de Coronavírus. Por meio de uma transmissão ao vivo no YouTube, Rui estava acompanhado do secretário de estado de saúde, Fábio Villas-Boas e do secretário de educação Jerônimo Rodrigues. 

O governador aproveitou o momento para divulgar que um número está sendo disponibilizado para que os gestores e a população tirem dúvidas através do aplicativo de celular Whatsapp (71 99632-8047), ou através do e-mail [email protected]

Foram lidas e esclarecidas 51 perguntas feitas por representantes das cidades do estado, que buscam soluções para prevenir o avanço do Covid-19 para o interior. Entre elas, o questionamento mais recorrente era o passo a passo que cada município deveria tomar no momento que registrasse algum caso suspeito de Covid-19. A reunião remora durou certa de uma hora e meia (Foro: Divulgação) “Primeiro é necessário saber se o paciente se encaixa no grupo que pode estar contaminado”, esclareceu o governador, lembrando que os testes são prioridade para aqueles que entraram em contato com pessoas que vieram das áreas de risco  - como São Paulo, Rio ou do exterior. 

O secretário Fábio Villas-Boas orientou que, a partir do momento que forem notificados da possibilidade de ter um caso de Covid-19, deve-se isolar o paciente em sua casa, notificar a Secretaria da Saúde do Estado da  (Sesab) do fato e em seguida coletar o material para ser enviado para análise. “Não leve para o hospital o paciente infectado, quem tiver sintomas leves é para ficar em casa”, reforçou Rui. 

Preocupados com a gestão financeira das cidades, o governador foi questionado pelo prefeitos quanto a provável queda na arrecadação dos municípios. Para amenizar a perda, que Rui considera como certa, o governo do Estado solicitou medidas cautelares à Secretaria da Fazenda e orientou que os municípios que bloqueiem verbas de alguns setores para manter o equilíbrio.

"Infelizmente haverá, sim, queda de arrecadação no âmbito federal, estadual e municipal. Temos que nos preparar. Já solicitei do secretário da Fazenda medidas cautelares e preventivas. Vou fazer bloqueio de verba de parte das secretarias, exceto a da saúde", afirmou o petista. Governador marou para esta quinta (19), às 19h a Conversa Correria, onde também tirará dúvidas dos internautas (Foto: Divulgação) Sobre a falta de estrutura nos hospitais para receber uma grande quantidade de infectados, Rui reforçou que a ida às unidades deve ocorrer apenas em quem tem sintomas graves. “De todos os contaminados, 85% vai ficar em casa esperando a gripe passar, por estarem com sintomas mais leves”. A recomendação se torna mais importante quando a maioria dos hospitais no estado não possui uma grande quantidade de respiradores mecânicos, disponíveis apenas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).  

Transporte Depois de determinar a suspensão do transporte intermunicipal, Rui comentou que o trânsito entre Salvador e os municípios de Vera Cruz, Itaparica, Lauro de Freitas e Simões Filho estão liberados por serem tratadas “como uma cidade só nesta ocasião”, argumentou. Mas a saída e chegada de ônibus do Terminal de Bom Despacho (município de Itaparica) para qualquer cidade da Bahia está proibida. Medida começa a valer à 0h da próxima sexta-feira (20).

Outro ponto debatido na reunião foi a utilização de espaços fora dos hospitais e postos de saúde para a aplicação da vacina de H1N1, que começará a ser distribuída a partir da segunda-feira (23). Para os munícipios menores, o ideal é utilizar as escolas, que estarão fechadas por conta da pandemia. Assim, a distribuição da população se torna maior, evitando aglomerações. “É bom ter vacina em vários prédios”, solicitou Fábio.* Com orientação da subeditora Clarissa Pacheco