Rui Costa pede suspensão temporária do pagamento de dívidas ao presidente do STF

Solicitação, feita junto com outros governadores, é para que recursos sejam utilizados no combate ao coronavírus

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2020 às 19:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Carol Garcia/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa, participou de uma videoconferência com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, para pedir suspensão temporária do pagamento de dívidas junto à União. O pedido é para que os recursos sejam utilizados nas ações de combate ao novo coronavírus. 

Rui Costa informou sobre a conversa durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, na noite desta segunda-feira (27).  A reunião também teve as presenças virtuais de outros governadores, do ministro Alexandre de Moraes, do advogado geral da União, André Mendonça, e de procuradores dos estados, e foi em caráter de audiência de conciliação.

Segundo Rui, a expectativa é de que o impasse seja solucionado em breve.

"Foi uma reunião extremamente positiva, onde o presidente do STF determinou que Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES se manifestem em até 24 horas para que essas instituições financeiras possam se posicionar sobre o pedido dos governadores. Além disso, ficou estabelecido o prazo de cinco dias para que as partes envolvidas, Estados, Governo Federal, e bancos, possam chegar a um acordo", explicou.

"Nos próximos dias haverá uma intensa negociação nesse sentido. Nosso esforço deve ser voltado a salvar vidas humanas e assistir à população mais carente dos estados", continuou o governador da Bahia.