Rússia anuncia ter identificado primeiro caso da cepa H5N8 da gripe aviária em humanos

mundo
20.02.2021, 11:08:00
Atualizado: 20.02.2021, 11:08:55

Rússia anuncia ter identificado primeiro caso da cepa H5N8 da gripe aviária em humanos

Sete pessoas foram contaminadas em uma granja do país

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Rússia divulgou, neste sábado (20), que identificou o primeiro caso de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária diretamente para seres humanos. As autoridades do país afirmaram que já notificaram a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Ao menos sete pessoas foram contaminadas em uma granja. 

"A informação sobre o primeiro caso registrado no mundo de transmissão da gripe aviária (H5N8) para o ser humano já havia sido enviada para a Organização Mundial da Saúde", disse a diretora da agência sanitária russa, a Rospotrebnadzor, Anna Popova. 

Segundo ela, todos os infectados passam bem. No entanto, ela reforçou que o vírus ainda não está sendo transmitido entre seres humanos. 

"Não está sendo transmitido de pessoa para pessoa, mas apenas o tempo irá dizer se futuras mutações poderão transpor essa barreira", completou.

Já houve casos do vírus H5N8 em aves de outros países europeus como Alemanha, Eslováquia, Polônia e Hungria. O procedimento geral para evitar a disseminação do vírus é sacrificar a criação. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas