Rússia anuncia ter identificado primeiro caso da cepa H5N8 da gripe aviária em humanos

Sete pessoas foram contaminadas em uma granja do país

Publicado em 20 de fevereiro de 2021 às 11:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Rússia divulgou, neste sábado (20), que identificou o primeiro caso de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária diretamente para seres humanos. As autoridades do país afirmaram que já notificaram a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Ao menos sete pessoas foram contaminadas em uma granja. "A informação sobre o primeiro caso registrado no mundo de transmissão da gripe aviária (H5N8) para o ser humano já havia sido enviada para a Organização Mundial da Saúde", disse a diretora da agência sanitária russa, a Rospotrebnadzor, Anna Popova. Segundo ela, todos os infectados passam bem. No entanto, ela reforçou que o vírus ainda não está sendo transmitido entre seres humanos. 

"Não está sendo transmitido de pessoa para pessoa, mas apenas o tempo irá dizer se futuras mutações poderão transpor essa barreira", completou.

Já houve casos do vírus H5N8 em aves de outros países europeus como Alemanha, Eslováquia, Polônia e Hungria. O procedimento geral para evitar a disseminação do vírus é sacrificar a criação.