Saiba onde buscar ajuda quando o assunto é dinheiro

Especialistas indicam filmes, séries, canais de Youtube e livros que podem melhorar sua relação com as finanças

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 8 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação

Mais da metade dos consumidores ainda tem como referência o gerente de banco na hora de buscar informações sobre finanças pessoais e investimentos. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa feita pelo SPC Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizada em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Ainda que o gerente seja um “cara legal”, muita gente começou também a enxergar a internet como um bom lugar para buscar ajuda sobre educação financeira. Dados do mesmo levantamento mostram que 47% consultam a internet, colocando a rede ali bem próxima na disputa enquanto fonte de informações.

“Hoje em dia você tem muito mais discussões relacionadas a finanças pessoais em livros, sites, vídeos e blogs, e o consumidor deve usar isso ao seu favor. O gerente de banco até tem uma gama grande de investimentos, mas ele tem um portfólio limitado ao que o banco oferece. A internet acaba abrindo esse leque. Por isso as pessoas devem buscar cada vez mais informações em diversos canais para não deixarem de ter um bom rendimento”, orienta a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. 

E tem mesmo muita informação sobre educação financeira para dar e vender por aí, assim como a crise aumentou o interesse do consumidor com relação as finanças. Afinal, todo mundo precisou dar seu jeito para sair do vermelho. Por isso, o CORREIO pediu que especialistas no assunto listassem, cada um, cinco opções de filmes, séries, canais no Youtube, livros e cursos que podem ajudá-lo a fazer direitinho a tarefa de casa e manter as finanças em dia. Confira: 

FILMES

Por Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb, buscador de investimentos online e gratuito 'Na lida com as finanças nem sempre se ganha, às vezes se perde um pouco mas sempre há evolução', destaca Bernardo Pascowitch (Foto: Divulgação) . Billions (série em três temporadas, Estados Unidos, 2018) Essa é uma série da Netflix que mostra um promotor indo atrás de uma fraude financeira praticada por empresários. Para quem busca por educação financeira a série é indicada porque mostra que há regras que todos devem seguir ao investir. Não se pode tentar obter informações privilegiadas, que não sejam públicas, para ter uma rentabilidade maior. Essa série mostra justamente o cenário de fraudes, apontando o que pode e o que não pode ser feito.

. Joy: O Nome do Sucesso (Estados Unidos, 2016) Esse filme conta a história de uma mulher com vários problemas familiares, inclusive com pai e ex-marido, que também tem problemas na carreira. O filme mostra a batalha dela, de grande resiliência ao desenvolver um novo negócio. Assim como na vida, conforme retratado no filme, na lida com as finanças nem sempre se ganha, às vezes se perde um pouco, mas sempre há uma evolução. A educação financeira é o resultado da experiência e da busca pelo aprendizado.

. A grande aposta (Estados Unidos, 2016) Esse filme retrata a história de um grupo de investidores de portfólio diversificado que conseguiu prever a crise de 2008 no setor imobiliário norte-americano. A história passa a lição de que o “movimento de manada” nem sempre é inteligente quando se trata de investimentos. Ter educação financeira não é ser um expert, e sim ter segurança nas suas ações e condições de saber se determinada escolha vale a pena para si ou não, de acordo com o seu perfil.

. Trabalho interno (Estados Unidos, 2010) O documentário retrata a crise de 2008 em contextos gerais. Ele mostra que mesmo as empresas aparentemente maiores e mais sólidas também podem quebrar e passar por dificuldades. Para quem busca educação financeira, o conteúdo transmite a importante ideia de que, em relação às instituições financeiras, nem sempre ser grande é sinônimo de ser sólido. É válido saber que há diversas possibilidades para obter boa rentabilidade com segurança ao investir com instituições financeiras menores. 

. À procura da felicidade (2006, Estados Unidos) Esse filme conta a história de um pai que é despejado e não tem onde morar com o filho. Sem trabalho, pai e filho passam por dificuldades. Essa história traz valiosas lições, inclusive de educação financeira, pois mostra que atravessamos, sempre, altos e baixos. A vida financeira, a carreira, os negócios e também os investimentos não estão sempre em equilíbrio ou ascensão, e isso faz parte. Há momentos em que se ganha mais, há momentos em que se ganha menos e isso é normal, é importante ter resiliência e aprender com as mudanças da vida e a oscilação do próprio mercado.

CANAIS NO YOUTUBE

Por Francis Wagner, presidente do App Renda Fixa 'Saber investir começa em economizar dinheiro e termina na independência financeira', afirma Francis Wagner (Foto: Divulgação)  . Canal App Renda Fixa O canal tem como foco trazer o assunto investimento para o dia a dia dos brasileiros, fazendo com que o tema seja democrático, mostrando que as aplicações podem ser feitas por qualquer brasileiro. A ideia é ensinar quais são os tipos de produtos de investimentos disponíveis no mercado e também tirar dúvidas dos espectadores e usuários do App Renda Fixa. youtube.com/apprendafixa

.Canal Júlia Mendonça O canal comandado por Júlia Mendonça faz um serviço bastante interessante para a sociedade, prezando pela qualidade financeira dos brasileiros, de forma que as pessoas percebam qual é a importância do consumo consciente. Saber investir começa em economizar dinheiro e termina na independência financeira. www.youtube.com/channel/UCovWdYWAX5o3ZWxr-yYniqQ

.Blog de Valor  Com vídeos gravados por André Bona, o canal é uma boa saída para aqueles que são investidores iniciantes, já que ele propõe educação financeira com linguagem simples, sem abordar o lado técnico demais. Com vídeos que vão desde opções de investimentos, até respostas de perguntas dos espectadores, o André torna o assunto investimentos democrático. www.youtube.com/user/andrelvbona

.Modal Mais Com muitos vídeos ao vivo, o que permite maior interação com o público, o canal é bastante focado em educação e fala bastante de assuntos relacionados ao dia a dia, como dólar e fechamento da bolsa. É uma boa opção para quem deseja acompanhar as movimentações para saber qual caminho seguir com seus investimentos. www.youtube.com/user/modalmais

.Ativa Corretora A Ativa é uma corretora com muitos anos de mercado. O canal é uma maneira de aproximação com o público e também de conversar com os brasileiros de forma mais prática e simples sobre investimentos. www.youtube.com/user/ativacorretora

LIVROS

Por Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN) 'Pai rico, pai pobre é um verdadeiro clássico moderno sobre finanças pessoais', recomenda Reinaldo Domingos (Foto: Divulgação)  . Terapia Financeira (Reinaldo Domingos, Dsop, 2008) Sou suspeito para falar sobre um livro de minha autoria, mas essa obra é muito especial para mim, pois, além de ter sido o meu primeiro livro, nele eu conto os caminhos da minha trajetória pessoal e profissional que me fizeram conquistar a independência financeira aos 37 anos. 

. Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter, Alta Books, 2000) Um verdadeiro clássico moderno sobre finanças. Mesmo com mais de 20 anos de sua publicação, continua atual, sendo uma obra de entrada para o mundo das finanças. Obrigatório para quem deseja começar a ter um novo olhar sobre a sua vida financeira. 

. Investimentos para não Especuladores (Paulo Portinho e Mauro Calil, Saraiva, 2017) O livro escrito pelo meu amigo Mauro Calil em parceria com Paulo Portinho mostra com simplicidade questões relacionadas ao complexo mundo de investimentos, mostrando caminhos para se tomar na hora de investir, adequando a rentabilidade de acordo com as expectativas de cada investidor.

. Independência Financeira ao Alcance das Mãos (Vários autores, Dsop, 2018) Esse livro traz 10 histórias inspiradoras de pessoas que buscam ou que já conquistaram a própria independência financeira. Com relatos totalmente diferentes uns dos outros, o livro prova que é possível chegar ao sucesso financeiro através de vários caminhos. Além disso, serve como inspiração para mostrar que nem sempre esse caminho é tão fácil quanto parece. 

. Lucro F.C  (Ricardo Natali, 2017) O futebol é uma paixão nacional e nesse livro do educador financeiro Ricardo Natali mostra algumas soluções para problemas financeiros fazendo divertidas analogias e comparações com o futebol, deixando o assunto fácil de ser entendido. 

CURSOS

Por Marcos Milan, planejador financeiro da GFAI Planejamento Financeiro e Pessoal 'Um profissional preparado para gerir as finanças de uma empresa possui a técnica necessária para gerenciar também as finanças da família', destaca Marcos Milan (Foto: Divulgação) .Tecnólogo em Gestão Financeira  (Senac) O curso de Tecnologia em Gestão Financeira tem status de curso superior e objetiva preparar o profissional para o mercado de trabalho. Não podemos esquecer que um profissional preparado para gerir as finanças de uma empresa naturalmente possui a técnica necessária para gerenciar as finanças de uma família ou suas próprias finanças.  www.ead.senac.br/graduacao/tecnologia-em-gestao-financeira/

. Finanças Pessoais: O passo-a-passo do diagnóstico financeiro (Udemy) O curso está disponível na plataforma de cursos online da  Udemy e custa R$ R$ 21,99. Neste curso eu ajudo os alunos a desenvolverem seu próprio diagnóstico financeiro a partir de reflexões sobre os comportamentos do dia-a-dia, como pontos fortes, pontos fracos e como o ambiente pode influenciar positivamente ou negativamente nas relações de cada um com as finanças. É um curso 100% online e de curta duração, direcionado àqueles que estão começando sua caminhada na Educação Financeira. www.udemy.com

. Academia de Planejamento Financeiro (GFAI) A APF foi criada com o objetivo de formar profissionais para o mercado de Planejamento Financeiro Pessoal. Naturalmente, por se tratar de um curso de formação profissional, é necessário um certo grau de conhecimento em finanças. É um curso que possui as modalidades online e presencial, sendo esta última ministrada na cidade de São Paulo. academiagfai.com.br/

. Psicologia Econômica pela (B3) O curso é ministrado por uma das maiores autoridades brasileiras em finanças comportamentais, a professora Vera Rita de Mello Ferreira. Sua aula atrai pessoas de todo o Brasil para a cidade de São Paulo, mais especificamente no prédio da Bolsa de Valores, onde são ministradas as classes. Neste curso você passa por uma imersão em aspectos comportamentais que estimulam sua atitude financeira.  educacional.bmfbovespa.com.br/oferta?id=208

. Matemática Financeira e Excel voltados para Planejamento Financeiro (GFAI) Este curso visa ajudar o profissional de Planejamento Financeiro a elaborar ferramentas fundamentais para a aplicação na vida de seus clientes e obviamente pode ajudar você a começar a assumir o protagonismo de suas finanças. O curso é 100% online. gfai.com.br/