Saiba qual é o carro mais potente feito no Brasil

Veja também a atualização do Iveco Daily e detalhes sobre a versão de despedida do Fiat Uno, que custa R$ 85 mil

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 25 de dezembro de 2021 às 16:00

- Atualizado há um ano

Atualizado, o Daily aumentou a capacidade carga em 200 kg, chegando a 4,4 toneladas de PBT (Foto: Antônio Meira Jr./CORREIO) As novas leis de emissões, que vão entrar em vigor em janeiro, estão revolucionando a indústria. Muitos automóveis vão deixar o mercado, e os veículos comerciais também estão ganhando ajustes em seus motores para se adequar à nova realidade.

A Iveco apresentou o seu primeiro modelo leve equipado com motor que atende à norma Proconve L7 para o mercado brasileiro: o Daily 35-160.“O segmento no qual está o Daily representa 18% do total das vendas de caminhões no país, um dos que mais crescem por causa das demandas da distribuição urbana, por exemplo”, comentou Ricardo Barion, diretor comercial da empresa. A opção chassis-cabine pode ser implementada de várias formas A linha 2022, que chega mês que vem às concessionárias, é equipada com o propulsor diesel FPT F1 Max, que assim com o caminhão é produzido na fábrica de Sete Lagoas (MG).

Com 3 litros, o motor turbodiesel rende 160 cv de potência e entrega 38,7 kgfm de torque. Ele é associado a uma transmissão manual de seis marchas fornecida pela ZF.

O fabricante também promoveu ajustes pontuais na cabine: do lado de fora, uma nova grade frontal e novo conjunto óptico foram instalados.

No interior, um novo conjunto de assentos mais ergonômicos foram instalados sobre um compartimento de carga de 80 litros. Como acessório, é oferecida uma central multimídia que dá acesso às funções de monitoramento do veículo. 

EXPANSÃO DA REDE Atualmente, a Iveco conta com 92 representações no Brasil e vai ganhar mais dez nos próximos meses.

Na Bahia, tem representantes em Salvador, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista, e, em dois meses, irá inaugurar uma concessionária em Juazeiro. Uma loja no Extremo Sul do estado está em estudo.

MOTOR ELÉTRICO A FPT Industrial pretende apresentar um motor elétrico para veículos comerciais desenvolvido em parceria com a americana Nikola Motors.

A expectativa é que seja exibido na Fenatran, salão de veículos comerciais, que tem previsão de acontecer em novembro, em São Paulo.

OS MAIS POTENTES A BMW apresentou as configurações esportivas M40i dos SUVs para o X3 e o X4, modelos que se diferenciam pelo formato da carroceria. O X3 segue o estilo convencional de um SUV, mais quadrado, e o X4 segue as linhas de um coupé. O X3 segue o estilo tradicional dos utilitários esportivos Ambos chegam à linha 2022 com o status de serem os veículos mais potentes e caros produzidos no Brasil. Montados na fábrica de Araquari, em Santa Catarina, eles compartilham o conjunto mecânico: tração integral, transmissão automática de oito velocidades e um motor 3 litros biturbo de seis cilindros que gera 387 cv e 50,9 kgfm de torque. O X4 tem uma carroceria com desenho inspirado nos coupés A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,5 segundos. O X3 M40i parte de R$ 580.950 e o X4 M40i custa inicialmente R$ 603.950. Já em pré-venda, a dupla chega às concessionárias em fevereiro. 

TECNOLOGIAS SOB A CARROCERIA A alemã ZF, um dos principais fornecedores de transmissão, software e conectividade do mercado automotivo, apresentou um pouco do que prepara para os próximos três anos em termos de segurança, direção autônoma e desempenho dos automóveis.

Um dos destaques é um middleware - que atua como um “mediador” entre o sistema operacional e os aplicativos do veículo - para integrar todos os comandos de um carro, dando mais controle ao motorista.

Além disso, a ZF também trabalha em soluções de armazenamento de dados na nuvem. Será criada uma plataforma de integração e dados, a ZF Cloud, para digitalizar todos os processos de produção e negócios industriais e operacionais da empresa em parceria com o Microsoft Azure.

As novas capacidades vão permitir funcionalidades de veículos totalmente novas, incluindo direção automatizada e shuttles autônomos.

UNO, A VERSÃO FINAL Depois de 37 anos no mercado brasileiro, onde teve 4.379.356 unidades produzidas, o Uno está se despedindo do mercado brasileiro. A edição final do Fiat Uno custa R$ 84.990 Para comemorar, a Fiat lançou uma edição limitada a 250 unidades batizada de Ciao, palavra que em italiano é uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir.

Além da plaqueta no painel, com a numeração de cada unidade, essa versão tem rodas de liga leve escurecidas, ar-condicionado, direção hidráulica e central multimídia. Foram produzidas 250 unidades numeradas dessa versão O motor é o veterano 1.0 Fire EVO flex de até 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Ele trabalha associado ao câmbio manual de cinco marchas.

Custa R$ 84.990, R$ 14.440 a mais que a versão Attractive. Ficou caro.

ELÉTRICOS: MENOS INCENTIVO PARA OS BRITÂNICOS O governo britânico decidiu reduzir pela terceira vez em dois anos os incentivos à compra de carros 100% elétricos zero-quilômetro.

O valor máximo do veículo para ter direito ao subsídio cai de 35 mil libras esterlinas (R$ 266.385) para £ 32 mil (R$ 243.550) e o incentivo é £ 1.500 (R$ 9.700).

Ainda assim, 20 modelos continuam elegíveis para os incentivos. O Reino Unido tem o menor subsídio para compra de veículos à bateria entre os cinco principais mercados europeus, que inclui Alemanha, França, Espanha e Itália.

A Alemanha, por exemplo, oferece incentivo de até 9 mil euros (R$ 58 mil) para carros totalmente elétricos com preços abaixo de € 40 mil, e € 7,5 mil de subsídio para modelos acima desse valor. No Brasil não há nenhum incentivo.

FOCO NA PRODUÇÃO A Toyota afirmou que pretende produzir globalmente 800 mil veículos em janeiro, volume que seria um recorde histórico para o fabricante no mês.

De acordo com o comunicado, a empresa justifica essa produção como uma compensação às perdas geradas por falta de componentes em 2021.