Sala de aula também é lugar de maternar?

quantA
17.05.2019, 05:00:00
Atualizado: 17.05.2019, 09:47:11

Sala de aula também é lugar de maternar?

Cada uma vê de um jeito essa relação que tem uma linha tênue entre contrato de trabalho e laço pessoal. Vamos pensar juntas, então: afinal, sala de aula também é lugar de maternar?

Mariana Laly (professora de Ciências)

"Não somos mães. Somos professoras. O que isto representa, além do ofício de lecionar um dado conteúdo? Representa o 'cuidar do outro' presente no "olho no olho" durante uma aula, no reconhecer pelo nome um a um, no parar para ouvir algumas queixas e alegrias, no limite necessário (e requerido!) aos adolescentes, na brincadeira que confere leveza ao ofício, na defesa fervorosa de alguns - por vezes "indefensáveis" - nos conselhos de classe... Esse cuidar, alguns diriam, assemelha-se ao cuidar materno. Eu aproximaria ao de uma irmã mais velha, uma tia, talvez."

Claudia Pessoa (professora de Língua Portuguesa)

"Ser professora no mundo pós-moderno já é, por si só, um grande desafio. As demandas geradas para o professor são muitas vezes hercúleas e para a mãe também. Logo, pensar a professora mãe é um desafio inimaginável. Somente quem exerce os dois papéis é capaz de compreender a rotina exaustiva vivenciada por todas nós. Inúmeras escolas para complementação de carga horária, finais de semana envolvidos em correções ou projetos escolares, reuniões diversas e o papel de mãe que não descola em nenhum momento do ser professora. Se o papel de mãe que muitas vezes exige que tenhamos tentáculos diversos, o de professora não é diferente. Atividades, avaliações, intervenções em sala, compartilhar das expectativas dos estudantes, os medos, os anseios, desejos e dar conta de tudo isso em um tempo que precisamos administrar com unhas e dentes".

Genira de Araújo Góes (arte educadora)

"Durante a minha trajetória profissional, sempre fui combativa a respeito da questão: professora mãe/tia. Professor é profissão, a nossa formação nos dá o direito de mediar o conhecimento científico do aluno. Não nos diz respeito incorporar a função de mãe/tia. Estes, são laços afetivos. Desconstruir este equívoco é um desafio no dia a dia na sala de aula. Creio que esta ideologia - muitas vezes perversa - na nossa profissão tem o objetivo de nos oprimir através dos nossos salários e péssimas condições de trabalho, na tentativa de desvalorizar e desvirtuar a profissão".

Marta Dias (arquiteta e educadora)

"Professora não é mãe. É, para a criança, o intermédio entre a família e o mundo, o que não quer dizer que não possa maternar. A interação, para que cumpra seu propósito, necessita de escuta, companheirismo, cumplicidade, confiança, acolhimento, estímulos, brincadeiras e limites claros, o que termina por colocá-la em posição de referência, promovendo segurança e criando fortes laços afetivos. É uma relação que envolve muito amor. O aprendizado, seja ele de ordem emocional ou de conteúdo, se constrói através do afeto e do respeito. E, assim como na relação entre a criança é a mãe, isso não pode faltar"


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais