Salvador atinge marca de 16 mil pessoas recuperadas da covid-19

Apesar disso, recomendações das organizações de saúde devem continuar sendo cumpridas por todos

Publicado em 29 de junho de 2020 às 15:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jefferson Peixoto/Secom

Salvador chegou neste fim de semana à marca de 16 mil pacientes recuperadas da covid-19. A doença, até este domingo (28), já tinha afetado 32.332 pessoas na capital baiana, com 1.093 vítimas fatais, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram curados 16.145 infectados pela doença. Esse número engloba todos os pacientes que tiveram a doença na capital, independentemente da necessidade ou não de internamento.

Apesar de comemorar os bons números, a infectologista da SMS, Adielma Nizarala, alerta para a possibilidade de aumento de transmissão nos próximos dias. Isso porque, mesmo com o feriado do São João tendo sido antecipado pra maio, muita gente viajou para o interior nos dias 23 e 24.

"Parte dessas pessoas que foram para o interior vão retornar para Salvador. Então, estamos antenados esperando a próxima semana, entre os dias 30 de junho e 5 de julho, para verificar se os novos casos vão continuar regredindo”, destaca.

Adielma reforça que, apesar de ter acontecido uma diminuição na curva de transmissão da doença em Salvador, não é hora de relaxar medidas. Portanto, as recomendações de isolamento social, higienização das mãos e saídas apenas em caso de necessidade, sempre com o uso obrigatório de máscaras, devem continuar sendo obedecidas.