Salvador dá salto em gestão fiscal e lidera ranking da Firjan

salvador
01.11.2019, 06:41:00
Atualizado: 01.11.2019, 10:44:08

Salvador dá salto em gestão fiscal e lidera ranking da Firjan

Em 2012, Salvador ocupava a 24ª posição

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A capital baiana deu um salto na avaliação de gestão fiscal e, atualmente, lidera o ranking de Gestão Fiscal da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) entre as capitais. Em 2012, Salvador ocupava a 24ª posição.  

O índice da Firjan é calculado com base na autonomia financeira, gastos com pessoal, liquidez e capacidade de investimentos dos municípios. A cidade, gerida pelo prefeito ACM Neto, teve média superior à nacional em todos esses quesitos e foi classificada pela entidade entre as 4% das cidades brasileiras com gestão fiscal de excelência.

Prefeito ACM Neto destaca que a responsabilidade fiscal trouxe diversas melhorias para a cidade
(Foto: Valter Pontes/Secom)

“O destacado desempenho apresentado no Ranking da Firjan é uma prova irrefutável do equilíbrio fiscal de nossa cidade”, afirmou o prefeito ACM Neto que também ressaltou o esforço de sua administração no controle orçamentário dentro do padrão da receita. “A nossa responsabilidade fiscal tem nos permitido transformar a nossa cidade com inúmeras obras e melhorar a vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam”, acrescentou o prefeito.

O estudo da Firjan avaliou as contas de 5.337 prefeituras em 2018. Os dados são declarados pelos próprios municípios até 30 de abril de cada ano à Secretaria do Tesouro Nacional. Apenas 231 cidades não apresentaram os dados no prazo - ou declararam as informações com alguma inconsistência.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas