Salvador deve ganhar seis novas linhas de BRT até 2025

salvador
20.08.2019, 19:37:00
Atualizado: 20.08.2019, 19:40:26
(Valter Pontes/Secom)

Salvador deve ganhar seis novas linhas de BRT até 2025

Bruno Reis apresenta projeto do novo modal aos vereadores da cidade

Salvador deve contar com mais seis linhas do sistema BRT até o final de 2025. A previsão foi anunciada nesta terça-feira (20) pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, em apresentação na Câmara Municipal sobre o projeto. 

Atualmente, a capital baiana está em processo de construção da sua primeira linha do BRT, que fará a ligação entre a Estação da Lapa e a região da rodoviária, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM. Os veículos reduzem o tempo de percurso em até 42% em relação aos ônibus convencionais e devem transportar 31 mil passageiros por dia. A expectativa é que o percurso entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia a seja feito em até 16 minutos.

Segundo Bruno Reis, as demais linhas do sistema de transporte vão contemplar regiões como o Subúrbio Ferroviário, Águas Claras e Orla, como previsto no Plano de Mobilidade de Salvador. Na apresentação do projeto, ele aproveitou ainda para esclarecer dúvidas sobre as obras, como etapas, valores, prazos, demandas e preocupações ambientais. 

“É um sistema moderno, que está em expansão no mundo. Mais de 167 cidades já aplicam o modal. Salvador adotou o modal correto, que, comparado aos outros, é mais barato, mais prático, fácil de operar, permite uma expansão maior e não vai segregar aquela região. Por todos esses aspectos, futuramente, ele poderá se estender para diversas outras regiões da capital”, explicou.

Obra
O BRT de Salvador está em processo de construção, que contará com três etapas, e terá 11,7 km de extensão no trecho entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia. A linha fará a integração com o metrô nas duas pontas, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, classificadas como regiões muito movimentadas da cidade.

A primeira etapa, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, está com as obras 20% concluídas. Atualmente, estão sendo erguidos os viadutos de acesso e saída do Itaigara, que devem ficar prontos até dezembro deste ano. Já o trecho entre a Lapa e o Parque da Cidade já está em licitação.

Segundo a prefeitura, haverá ainda uma expansão até a Pituba, que terá seu edital para contratação da empresa publicado até setembro. As obras contarão com implantação de pistas exclusivas para o novo modal de transporte e vias expressas para carros, além de ciclovia.  

Segundo o vice-prefeito, o trecho completo do modal deve ficar pronto até o final de 2020.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fundacao-pierre-verger-tem-2o-batizado-de-capoeira-da-dende-de-aro-amarelo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-do-carnaval-hoje-tem-ivete-praca-castro-alves-e-mais/
Jorge Gauthier traz os destaques do dia para o folião
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-sobre-jose-mojica-marins-esta-no-youtube-na-integra/
Canal Space liberou produção gratuitamente para homenagear criador de Zé do Caixão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-camarote-marcia-fellipe-relembra-polemica-sobre-irma-dulce/
Márcia Fellipe passou pelo Camarote Salvador nesta sexta-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-3-a-praca-do-povo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-2-a-fuga-do-deposito/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-sera-desfalque-no-carnaval-2020-dessa-vez-sem-polemica/
Craque brincou com a situação em vídeo no Instagram; em 2019 ele estava em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-vai-abrir-desfile-icada-nesta-sexta-feira-21-assista/
Cantora comanda bloco Blow Out, no circuito Dodô (Barra-Ondia)
Ler Mais