Salvador deverá ganhar um novo museu no Centro Histórico

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 6 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto:Romulo Portela/Divulgação) Presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro planeja construir um museu Um museu, orçado em R$ 20 milhões, será construído no centro da cidade pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). O espaço vai abrigar o valoroso acervo da entidade que inclui uma pinacoteca composta de obras de artistas como Presciliano Silva, Alberto Valença, Lopes Rodrigues (pai e filho), Mendonça Filho, dentre outros, além de armas, esculturas, cristais, lanças indígenas, ourivesaria, objetos decorativos de diversas épocas, livros raros etc. O museu será erguido num terreno ao lado do instituto e foi projetado pelo arquiteto Luiz Humberto Carvalho com projeto museológico desenvolvido por Heloísa Costa, professora da Universidade Federal da Bahia. De acordo com o presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, o projeto já foi aprovado pela Prefeitura de Salvador e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e agora será submetido às leis de incentivo para captação de recursos. 

Fogo alto Primeiro juiz brasileiro membro do Kansas City Barbecue Society (KCBS), entidade que promove os mais importantes concursos de churrasco premium no mundo, o paulista Daniel Lee, é dos nomes confirmados na segunda edição do Fogo, evento que vai reunir os principais chefs assadores do país, no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, no dia 14 de julho, das 14h às 21h. Além dele, a farra gastronômica contará ainda com a participação de Luciano Macri, de Uberlândia (MG), além dos baianos Caco Marinho (Doc-Casual Dinning), Fabrício Lemos (Origem) e Ricardo Silva (Carvão).    (Foto:Divulgação) O paulista Daniel Lee confirmou participação na segunda edição do Fogo Boçalidade Carlinhos Brown, Preta Gil, Ivete Sangalo e outras 12 personalidades são as estrelas da campanha da Vivo para a Copa do Mundo. O filme vai ao ar a partir de hoje. Brown, além de interpretar o Hino Nacional como os demais participantes, explica a frase “se o penhor dessa igualdade” da forma como sabe fazer: cantando. A participação do compositor foi gravada em seu estúdio Ilha dos Sapos, no bairro do Candeal, onde nasceu. Com pandeiro na mão, Brown usou sua maestria com as palavras para dar clareza ao substantivo penhor. “Cantar o hino é sempre a mesma coisa, a gente canta sem saber o que está cantando. Você sabe o que significa no penhor dessa igualdade?”, assim o cacique inicia sua participação. Pode soar um pouco boçal, mas ta valendo! Toda forma de amor Cara metade é o slogan da campanha que a Soul Dila criou para o Dia dos Namorados. As peças apresentam imagens de casais de clientes da marca com camisetas que estampam palavras ou frases que remetem às diversas formas de amor. Dentre os “modelos” está Eduardo Visco que posou com o namorado Ives Bittencourt.  As camisas já estão à venda nas lojas da marca e custam R$ 99,00.    (Foto Bhruno Quadros/Divulgação) O casal Eduardo Visco e Ives Bittencourt posou para campanha da Soul Dila Arte na quermesse Treze artistas baianos criaram obras para a exposição Santos Juninos na Colina Sagrada que será aberta nesta sexta-feira (8), na Vila Criativa do Bonfim, na Cidade Baixa. Os artistas retratam a fé popular nos santos Antônio, João e Pedro, comemorados no mês de junho. O objetivo é resgatar as origens e tradições do povo nordestino.  A mostra, que segue até o dia 30 de junho, tem a participação de artistas como Luiz Mário, Ed Ribeiro, Gerar, Petrina, Cláudia Reis, dentre outros. Além da exposição, o público contará ainda com um espaço de artesanato e gastronomia que servirá pratos regionais como sarapatel, maniçoba, carne do sol, bolos, mungunzá, amendoim, milho cozido e licor artesanal. 

De mão em mão Oitenta por cento da operação brasileira da rede de supermercados Walmart agora pertence a empresa de private equity Advent Internacional. As duas empresas estavam em negociação, conforme a coluna divulgou na semana passada. O negócio foi fechado na última segunda-feira, mas ainda depende da aprovação do Cade. 

3 X 4 GENTE BOA  (Foto:Divulgação) O ator Rafael Medrado está vivendo em Portugal  Com 13 anos de carreira em teatro e cinema, o ator Rafael Medrado está morando em Portugal, onde faz mestrado em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema - Instituto Politécnico de Lisboa. Bacharel em comunicação pela Universidade Católica do Salvador, o artista, que integra a trupe da companhia Ateliê Voador, e que começou a desenvolver pesquisas de investigação cênica e método de atuação através da Cia de Teatro Energia Criativa em 2015, vai voltar aos palcos baianos em agosto. Ele está ensaiando o espetáculo Como se Tornar Estúpido em 60 minutos, que será dirigido por João Sanches, que estreia em agosto, no Teatro Sesi-Rio Vermelho. A peça, que segundo Medrado, é fruto de um experimento cênico acadêmico a partir da adaptação do romance do francês Martin Page, terá texto assinado pelo ator em parceria com o diretor do premiado espetáculo Egotrip. Medrado, que é conhecido por suas atuações em O Diário de Genet - pelo qual ganhou alguns prêmios de melhor ator - e Os Cafajestes, foi visto recentemente no filme A Finada Mãe de Madame, de Bernard Attal. Depois da temporada baiana, o ator retorna à Portugal para continuar os estudos e apresentar o espetáculo por lá. Para o próximo ano, ele também já tem planos em solo lusitano. Vai participar dos filmes Cabra Cega e Entre Folhas e Batalhas, que integram o projeto performativo do Centro Cultural de Belém.

Lente brilhante Autor de fotografias que integram coleções de arte como as de Gilberto Chateaubriand, no Rio de Janeiro; do Stedjelik Museum, em Amsterdam; do Museum of Photographic Arts, de San Diego, nos Estados Unidos; e a de David Rockefeller, em Nova York, Miguel Rio Branco vai ganhar exposição no próximo dia 15, às 19h, na Galeria Paulo Darzé, na Vitória. Cabisbaixo no Paraíso, reúne, até 15 de julho, 55 imagens do artista que começou sua carreira profissional nos anos 1960, em Berna, na Suiça. O texto de apresentação do livro da mostra é do crítico Adolfo Montejo Navas. Essa é imperdível. 

Menos – Uma pesquisa do Instituto Locomotiva divulgada esta semana revela que quase a metade dos brasileiros (49%) não sabe o significado da letra T na sigla LGBT. Ou seja, mesmo já tendo sido uma questão abordada até nas telenovelas, muita gente ainda não sabe o que significa ser uma pessoa transgênero. Mais +  Mas, nem tudo está perdido. Ainda segundo a mesma pesquisa, entre os que sabem o que é trans, o mesmo percentual (49%) diz ser a favor de que essas pessoas tenham o direito de alterar seus nomes nos documentos, de acordo com o gênero com o qual se identificam e possam fazer a cirurgia de redesignação sexual pelo SUS.