Salvador ganhará novo hospital ortopédico no fim de 2021

Unidade ficará no Stiep e contará com 200 leitos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2020 às 12:30

- Atualizado há um ano

Salvador vai ganhar um novo hospital ortopédico no fim de 2021. A estrutura será montada no bairro do Stiep, onde funcionava a antiga BR-Distribuidora.  O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16), pelo governador Rui Costa, durante assinatura de desapropriação da área, que sairá no Diário Oficial do estado deste sábado (17).

O Hospital Ortopédico da Bahia contará com 200 leitos, 12 salas de cirurgia, sendo duas ambulatoriais, 20 leitos de UTI adulto e dez leitos de UTI pediátrico. Esse deve ser o maior centro da especialidade no país.

De acordo com Rui Costa, a unidade de sáude também vai atuar nas áreas de pesquisa e ensino, para formação de novos profissionais. O hospital vai substituir o antigo Hospital Manoel Victorino e terá uma estrutura mais moderna.

“O antigo Manoel Victorino tem 70 anos, com infraestrutura que não representa o padrão dos novos hospitais. Vamos construir o novo hospital com o dobro de leitos que temos no Manoel Victorino e sem as limitações de cirurgias que temos hoje por conta da estrutura do prédio e de equipamentos”, informou Rui.

Acompanhado do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e do diretor do Hospital Manoel Victorino, Daniel Alencar, Rui destacou que o novo hospital também chegará para acabar com as filas de espera de cirurgias ortopédicas na rede de saúde estadual. Já secretário disse que a instituição a ser inaugurada também contará com seu próprio centro de reabilitação e contará com equipamentos modernos e uma piscina, onde os pacientes poderão fazer fisioterapia.