Salvador inicia cadastro para intercambialidade de vacinas contra covid

Grávidas, puérperas e pessoas que tiveram reações graves poderão se cadastrar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2021 às 15:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jefferson Peixoto/Secom PMS

As grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas que apresentaram eventos adversos graves após aplicação da 1ª dose de Oxford/AstraZeneca em Salvador poderão receber dose complementar com outro imunizante. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Para ter acesso a esta troca, as gestantes e puérperas que não tiveram eventos adversos pós-vacina ou que tiveram reações leves devem procurar o médico do serviço de saúde público ou privado. O profissional fará uma avaliação clínica e depois vai indicar a necessidade de intercambilidade pelo site da prefeitura www.intercambialidade.saude.salvador.ba.gov.br. Clique aqui para baixar uma cartilha da prefeitura explicando mais sobre a intercambiliadade.

Após o preenchimento dos dados no sistema, será gerado um QR Code com orientações sobre locais para vacinação, em conjunto com o relatório médico que deverá ser impresso, assinado pelo médico e pela gestante ou puérpera para habilitação da vacinação. 

Para quem teve reações adversas moderadas ou graves, será preciso um parecer técnico. Depois de fazer cadastro com o médico no mesmo sistema eletrônico de intercambialidade, o caso vaiser encaminhado para Câmara Técnica Estadual para avaliação e definição deste parecer.

O usuário deve então aguardar o contato da equipe técnica de vigilância de eventos adversos pós-vacinação do município, que irá realizar a habilitação do mesmo para vacinação, de acordo com o parecer emitido pela Câmara Técnica Estadual.

Os Multicentros Liberdade e Carlos Gomes, além da UBS Vila Matos, no Rio Vermelho, serão os locais de aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 via intercambialidade na capital baiana.