Salvador registra quase 300% da média de chuva para novembro

Engenho Velho de Brotas e Pituba-Parque da Cidade foram regiões com mais chuva

Publicado em 28 de novembro de 2021 às 12:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/Arquivo CORREIO

A dois dias de acabar, esse mês já é o novembro com mais chuva dos últimos 10 anos em Salvador, atrás de 2011, quando foram registrados 319,2mm de precipitação na capital baiana, diz o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Considerando os acumulados de chuva dos 28 dias do mês, Salvador, já ultrapassou tem quase 300% da média histórica para o período. A Estação Pluviométrica do Inmet, em Ondina, registrou 303,8mm de chuva. O esperado para o mês é de 106,5 mm.

Na lista de regiões da cidade em que mais choveu estão o Engenho Velho de Brotas (348mm), a Pituba-Parque da Cidade (330,8mm) e Brotas (330,6mm).

A chuva forte é causada por uma frente fria que se une à convergência de umidade em baixos níveis. A previsão para hoje é de o dia todo com chuvas fracas e moderadas, sem descartar possibilidade de eventos significativos. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra também.

Na segunda, a previsão segue de céu nublado e parcialmente nublado, com chuvas fracas e moderadas. Na terça, a tendência de tempo nublado segue, com chuvas variando de intensidade entre fraca e moderada. Durante todo período há riscos de alagamento e deslizamento.

Os maiores acumulados de chuvas em 12h (dados atualizados às 11h) foram registrados em Ondina (44,6mm), Federação (36,4mm), Chapada do Rio Vermelho (34,8mm), e Engenho Velho de Brotas (34,8mm).