Salvador tem 2,7 mil vagas para o Fies; confira lista de oportunidades

Inscrições para o financiamento começaram nesta terça-feira (25)

Publicado em 25 de julho de 2017 às 14:52

- Atualizado há um ano

Salvador tem 2.744 vagas disponíveis para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 105 cursos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em toda Bahia são 6.478 vagas. As inscrições para o financiamento começaram nesta terça-feira (25) e seguem até a sexta (28). Na capital, as oportunidades são em cursos de diversas áreas. O financiamento vai custear mensalidade de R$ 208,03 a R$ 7.148,47. 

O CORREIO fez uma lista com todos os cursos que terão o financiamento no segundo semestre deste ano, e as mensalidades correspondentes (confira abaixo). Os valores variam de acordo com a instituição escolhida. Os candidatos ao financiamento podem consultar todos os cursos ofertados por instituição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Passo a passo1- Inscrição no SisFies: no primeiro acesso, o estudante vai informar o CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Depois, o candidato vai informar dados pessoais, curso e instituição.

2- O estudante que for pré-selecionado vai acessar o SisFies e efetivar a inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3- Validação das informações: o candidato vai validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), de sua instituição de ensino

4- Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu fiador deverão comparecer a um agente financeiro do Fies

Mudanças no FiesApesar das mudanças anunciadas no início do mês no Fies para 2018, neste semestre continuam valendo as regras atuais. Poderão se inscrever os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

A partir de 2018, o Novo Fundo de Financiamento Estudantil será dividido em três modalidades. No total, o programa vai garantir 310 mil vagas, sendo que 100 mil serão ofertadas para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos a juro zero, incidindo a correção monetária.