Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Dado é de pesquisa do Ministério dos Transportes que ouviu passageiros em 20 terminais do país
Da Redação
Publicado em 31 de julho de 2018 às 13:55
- Atualizado há um ano
O Aeroporto Internacional de Salvador é o pior do Nordeste no custo-benefício dos restaurantes e lanchonetes, dentre os que estão na Pesquisa de Satisfação do Passageiro feita pelo Ministério dos Transportes, que ouviu passageiros em 20 aeroportos do país. Nesse quesito, a nota do Aeroporto de Salvador foi 2,7. Em satisfação geral, o aeroporto teve nova 4,27, acima da meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é 4.
O terminal também fica atrás de Recife e Fortaleza quando a pesquisa é sobre a disponibilidade de tomadas (3,34) e limpeza geral (4,26), embora esta última fique com nota acima da meta determinada pelo Ministério.
Já nos indicadores cordialidade dos funcionários da imigração (4,54) e emigração (4,42), disponibilidade de transporte público para o aeroporto (4,35), tempo de fila no balcão no check-in (4,51), tempo de fila na imigração (4,57), o aeroporto ficou em primeiro lugar na categoria 5 a 15 milhões de passageiros transportados.
Ao todo, a pesquisa tem 37 indicadores de percepção de satisfação pelos passageiros sobre 20 aeroportos. A pesquisa divide os aeroportos pesquisados em três categorias. A primeira, até 5 milhões de passageiros transportados por ano, inclui Belém, Cuiabá, Florianópolis, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal e Vitória. De 5 a 15 milhões por ano estão, além de Salvador, Viracopos, Confins, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Santos Dumont. Na última categoria, estão os aeroportos que transportam acima de 15 milhões de passageiros por ano: Congonhas, Guarulhos, Galeão e Brasília.
Em 76% dos indicadores analisados, as notas ficaram acima de 4, que é a meta buscada. Os aeroportos pesquisados são responsáveis por 87% dos passageiros do Brasil. Ao todo, 89% dos entrevistados avaliaram os aeroportos em questão como "bons" ou "muito bons". A pesquisa ouviu no trimestre 20.525 pessoas. A pesquisa, conduzida pela Praxian, tem margem de erro de 5%.
Clique aqui e baixe a pesquisa completa.
Veja as notas dos 20 aeroportos nos pontos pesquisados: