Salvador terá vacina antirrábica gratuita para cães e gatos; veja locais

salvador
09.10.2019, 18:51:00
Atualizado: 09.10.2019, 19:16:36

Salvador terá vacina antirrábica gratuita para cães e gatos; veja locais

Serão 103 postos fixos e 74 itinerantes pela cidade

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Foto: Bruno Concha/Secom

Uma campanha para ampliar a vacinação antirrábica de cães e gatos acontece em Salvador até o dia 19 de outubro. As doses serão oferecidas em 103 postos fixos e 74 itinerantes (veja lista completa).

Nas unidades fixas, a vacina será ofertada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, enquanto as itinerantes receberão os animais das 9h às 14h. A campanha é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Só este ano, mais de 73 mil cães e gatos foram imunizados contra raiva no município. Para receber a dose, os animais devem ter mais de três meses de vida e não podem estar doentes. Não é necessário levar nenhum tipo de documento para ser contemplado.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Andrea Salvador, a vacinação é a principal forma de evitar que o animal pegue raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade.

"A raiva é uma doença que não tem tratamento e pode levar o animal ou o ser humano a óbito em caso de contágio, por isso a importância da imunização. A vacinação é uma intervenção segura e eficaz e incentivamos a todos os donos vacinarem seus animais", explica.

Cães e gatos precisam ser vacinados anualmente.

Raiva silvestre
Neste ano, quatro casos de raiva silvestre em morcegos foram confirmados nos bairros de Patamares, Piatã e Arenoso. A circulação do vírus na capital é mais um motivo para que os tutores dos animais de estimação não deixem de dar a dose.

“Mesmo os animais que não saem de casa sozinhos e vivem mais isolados em apartamentos devem ser vacinados, pois morcegos podem entrar nas residências e vir a infectar os animais de estimação”, alerta Andrea.

Desde 2004, Salvador não registra casos de raiva humana. O vírus da doença é transmitido ao ser humano, especialmente em zona urbana, por meio da saliva de animais infectados.

Veja lista dos postos

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/influenciadora-baiana-sthe-matos-volta-a-alfinetar-ex-abner-te-espero-no-tribunal/
Uma semana após polêmica com bebê, ex-casal continua brigando na web
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nadal-grava-video-para-grupo-que-esta-confinado-em-sua-academia/
Tenista abriu o espaço para a quarentena de jovens alunos, jogadores e funcionários
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carro-pega-fogo-perto-do-antigo-centro-de-convencoes-veja-video/
Corpo de Bombeiros esteve no local e incidente não deixou feridos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/danca-com-caixao-em-funeral-viraliza-na-web-veja-meme-feito-em-gana/
Brincadeira circula nas redes sociais e ajuda a aliviar tensão da quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais