Salvador terá vacina antirrábica gratuita para cães e gatos; veja locais

salvador
09.10.2019, 18:51:00
Atualizado: 09.10.2019, 19:16:36

Salvador terá vacina antirrábica gratuita para cães e gatos; veja locais

Serão 103 postos fixos e 74 itinerantes pela cidade

Foto: Bruno Concha/Secom

Uma campanha para ampliar a vacinação antirrábica de cães e gatos acontece em Salvador até o dia 19 de outubro. As doses serão oferecidas em 103 postos fixos e 74 itinerantes (veja lista completa).

Nas unidades fixas, a vacina será ofertada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, enquanto as itinerantes receberão os animais das 9h às 14h. A campanha é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Só este ano, mais de 73 mil cães e gatos foram imunizados contra raiva no município. Para receber a dose, os animais devem ter mais de três meses de vida e não podem estar doentes. Não é necessário levar nenhum tipo de documento para ser contemplado.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Andrea Salvador, a vacinação é a principal forma de evitar que o animal pegue raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade.

"A raiva é uma doença que não tem tratamento e pode levar o animal ou o ser humano a óbito em caso de contágio, por isso a importância da imunização. A vacinação é uma intervenção segura e eficaz e incentivamos a todos os donos vacinarem seus animais", explica.

Cães e gatos precisam ser vacinados anualmente.

Raiva silvestre
Neste ano, quatro casos de raiva silvestre em morcegos foram confirmados nos bairros de Patamares, Piatã e Arenoso. A circulação do vírus na capital é mais um motivo para que os tutores dos animais de estimação não deixem de dar a dose.

“Mesmo os animais que não saem de casa sozinhos e vivem mais isolados em apartamentos devem ser vacinados, pois morcegos podem entrar nas residências e vir a infectar os animais de estimação”, alerta Andrea.

Desde 2004, Salvador não registra casos de raiva humana. O vírus da doença é transmitido ao ser humano, especialmente em zona urbana, por meio da saliva de animais infectados.

Veja lista dos postos


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bahia-e-vitoria-so-empatam-na-copa-baiana-de-aspirantes/
Thiaguinho e Jonatas marcaram os gols do clássico em Pituaçu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carreata-de-pms-grevistas-trava-a-paralela-engarrafamento-chega-a-9-km/
Previsão da Transalvador é que grupo só retorne para a Adelba às 20h30
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/marcia-fellipe-se-defende-apos-criticar-canonizacao-de-irma-dulce/
'Eu peço aqui desculpa. Não falei sobre religião. Falei sobre o que a palavra nos diz', disse
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/grupo-de-pms-grevistas-faz-carreata-ate-o-cab-para-cobrar-medidas-do-governo/
Justiça negou pedido do MPE para suspender as atividades da Aspra
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/essa-sua-corzinha-diz-passageira-para-motorista-negro-apos-corrida-para-patamares/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dulce-e-pop-1a-missa-para-santa-dulce-dos-pobres-tem-exibicao-de-reliquia/
Caridade de Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres, foi destacada pelo arcebispo primaz de Salvador e do Brasil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-iluminou-o-mundo-diz-dom-murilo-em-1a-missa-do-mundo-para-a-santa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maestro-da-mao-abencoada-tocada-por-dulce-duas-vezes-e-pelo-papa-francisco/
Na cerimônia de canonização, miraculado levou taça de ouro com pétalas de rosas brancas
Ler Mais